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Tipo do documento: Tese
Título: A citação dos salmos em Poema dos Poemas, de Cecília Meireles
Autor: Fonteles, Maria das Graças Sá Roriz
Primeiro orientador: Lopondo, Lílian
Primeiro coorientador: Benício, Paulo José
Primeiro membro da banca: Gomes, Antônio Máspoli de Araújo
Segundo membro da banca: Atik, Maria Luiza Guarnieri
Terceiro membro da banca: Oliveira, Ana Maria Domingues de
Quarto membro da banca: Heckert, Uriel
Resumo: O principal objetivo do presente estudo é a análise da intertextualidade do livro Poema dos Poemas, de Cecília Meireles, com a Bíblia Sagrada, mais especificamente com o Livro dos Salmos. A intertextualidade com os Salmos se faz presente em todos os vinte e um poemas do livro. A citação, o mecanismo intertextual ao qual a análise se atém, por vezes reproduz ou mesmo inverte o sentido da palavra bíblica incorporada. Na obra, dividida em três partes de sete poemas cada uma, o sujeito lírico caminha do profano para o sagrado por meio de ritos de passagem. A primeira parte principia pela fascinação, ansiedade, grande alegria, esperança, dúvida, ternura e tristeza. A segunda parte começa com uma nova onda de tristeza, desenganos, despedida, súplica, lágrimas, perdão e bênçãos. O sujeito lírico adentra a terceira parte com mais fôlego, começa pela solidão, condição indispensável para o neófito que se propõe a fazer o ritual, daí parte para a saudade. A dor se insere como forte participante deste rito de passagem. A renúncia, o desprender-se das coisas terreais, na qual se insere o doar-se, prenuncia o descenso, desempenha seu papel inalienável para chegar à humildade, cuja função é a depuração do iniciado. Ao encontrar a sabedoria, o sonho do sujeito lírico se encerra.
Abstract: The main purpose of the current study is the analysis of the intertextuality between the book Poema dos Poemas, of Cecília Meireles, with the Bible, more specifically with the Book of Psalms. The intertextuality is present in all the twenty one poems of the book. The citation, the intertextual mechanism of analyses used, sometimes reproduces or even inverts the meaning of the biblical words. The literary peace is divided in three parts of seven poems each one, the lyric subject walks from the profane to the sacred throw the ritual of passage. The first part starts with fascination, anxiety, great joy, hope, tenderness and sadness. The second part starts with a new wave of sadness, disillusion, farewell, supplication, tears, pardon and blesses. The lyric subject arrives in the third part with more desire, starts with loneliness, indispensable condition for the neophyte that pretends to do the passage, from there to the compliment. The pain is inserted as strong part of the ritual. The renouncement, the indifference of the things from earth, in which it is, inserted the donation; the previous announce of the descents, to play his inalienable role to arrive at humility, that function is a depuration of the neophyte. When he meets the wisdom, the dream of the lyric subject ends.
Palavras-chave: intertextualidade;  citação;  ascensão;  descenso;  rito de passagem;  outro;  intertextuality;  citation;  ascension;  descent;  ritual of passage;  the other
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2361
Data de defesa: 2-Mar-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2361/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

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