Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13785
Tipo do documento: Tese
Título: O acompanhamento dos estágios curriculares supervisionados por meio do Facebook: uma ferramenta midiática na formação do docente da área de Letras
Autor: Martins, Valéria Bussola
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Lajolo, Marisa Philbert
Segundo membro da banca: Bridi, Marlise Vaz
Terceiro membro da banca: Masetto, Marcos Tarciso
Quarto membro da banca: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: A formação de professores vem à tona com uma frequência cada vez maior na medida em que diminui o número de jovens que escolhem exercer sua atividade profissional na área da educação. Baixos salários, péssimas condições de trabalho, jornada semanal exaustiva, baixa estima social e indisciplina por parte dos alunos têm contribuído para que o número de discentes nos cursos de Licenciatura diminua. Ademais, no início da formação, o graduando já enfrenta dificuldades. Quando tem de cumprir o estágio curricular supervisionado para receber a habilitação para ministrar aulas, o licenciando é desestimulado na medida em que muitos professores que atuam na Educação Básica não encorajam os estagiários a entrar na profissão. Foi a partir desse desanimador contexto educacional brasileiro que surgiu a prática geradora desta tese. Este trabalho objetiva refletir sobre o papel do estágio curricular supervisionado na formação do profissional da área de Letras. Propõe-se, dessa forma, averiguar como o estágio está regulamentado, como transcorre, como é orientado pelos professores nas instituições formadores e nas instituições da Educação Básica, como interfere na formação docente e se ele pode fazer germinar nos graduandos o gosto pela profissão de educador. Sendo fruto de uma experiência profissional voltada para a formação docente, esta tese busca, também, oferecer aos professores da Licenciatura em Letras uma alternativa mais atraente e significativa de acompanhamento para os estágios. Para tanto, é descrita a experiência de se acompanhar os estágios por meio de uma rede social: o Facebook, que permitiu que os alunos expressassem-se de uma forma muito mais dinâmica, ressaltando a constante possibilidade de reflexão grupal já que todos os alunos acompanharam os estágios dos colegas. Por fim, pondera-se sobre a necessidade de se repensar os cursos de formação dos docentes de Língua Portuguesa, de se alterar os objetivos e a forma de execução dos estágios supervisionados e a importância da constante atualização também dos professores que formam outros docentes.
Abstract: Teacher s formation is a theme that appears more and more frequently as the number of young people who choose to work in the educational field decays. Low salaries, bad work conditions, exhaustive workweek, low social esteem and bad discipline from the students have contributed with this lower and lower number of graduation students in the educational area. Moreover, when the Modern Languages students have to carry out the curriculum supervised internship in order to receive the license to teach, they are discouraged. The teachers who work in the Elementary School do not encourage their probationers to enter the field or exercise the profession. It was from this discouraging Brazilian educational context that the idea for this thesis came up. The objective of the present work is to reflect the probationer s role in the formation of the Modern Languages professional. Thus, it is proposed to investigate how is the internship regulated, how it occurs and how it is oriented by the teachers in the formation institutions as well as in the Basic Education institutions, how it interferes in the teachers formation and whether or not it may germinate the liking of the educator profession in the Modern Languages students. This thesis is the result of a professional experience facing teacher s formation, then, it also intends to offer the Modern Languages graduation teachers a more attractive and meaningful alternative for accompanying the internships. The described experience is the one about accompanying the internships through a social network: Facebook, which allowed the students to express themselves in a more dynamic way, emphasizing the constant possibility of a collective reflection according as all the students accompanied their colleagues internships. Lastly, we ponder about the need of rethinking the graduation courses for Portuguese language teachers, of changing the idea and the way the internships are carried out and how important it is the constant updating of the teachers who form other teachers.
Palavras-chave: Letras;  formação docente;  estágio curricular supervisionado;  rede social;  Modern Languages;  curriculum supervised internship;  social network
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Citação: MARTINS, Valéria Bussola. O acompanhamento dos estágios curriculares supervisionados por meio do Facebook: uma ferramenta midiática na formação do docente da área de Letras. 2014. 192 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2345
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13785
Data de defesa: 3-Abr-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2345/1/Valeria%20Bussola%20Martins.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.