Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13767
Tipo do documento: Tese
Título: Aprender a ser: uma leitura interdiscursiva entre o Sermão do Monte e os Quatro Pilares da Educação
Autor: Amaral Filho, Wilson do
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalho
Primeiro membro da banca: Ferreira, João Cesário Leonel
Segundo membro da banca: Garcia, Ana Gracinda Queluz
Terceiro membro da banca: Casagrande, Nancy dos Santos
Quarto membro da banca: Brito, Regina Helena Pires de
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal pesquisar a interdiscursividade entre o Sermão do Monte, do Evangelho de Mateus, e os Quatro Pilares da Educação do Relatório da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI apresentado à UNESCO. De imediato se identifica o caráter ético-religioso do texto bíblico do primeiro século, enquanto que o texto do relatório revela-se político-educacional, alicerçado na cosmovisão de educação contemporânea. A pesquisa se detém num primeiro momento no exame do referencial teórico dos gêneros discursivos, das condições de produção, do ethos e da interdiscursividade, aplicados, em seguida, a cada um dos textos citados para, ao final, buscar-se e confirmar a concorrência da interdiscursividade entre esses discursos, quanto ao aprender a ser.
Abstract: The objective of this thesis is to search the interdiscursivity between the Sermon of the Mount, from the Gospel of Matthew, and the Four Pillars of the Education from the Report of the International Commission on Education for the Twenty-First Century presented to UNESCO. It is possible to identify immediately the ethical-religious nature of the Biblical text of the first century and the political-educational character of the report based on the contemporary education s worldview. At a first moment, the research sets the examination of the theoretical principles of the genders of discourse, the conditions of production, the ethos, and the interdiscursivity. After that, both discourses are examined under those principles so that, at last, it is possible to verify and confirm the interdiscursivity between these discourses about the question of learning to be.
Palavras-chave: Sermão do Monte, Quatro Pilares da Educação;  gêneros do discurso;  condições de produção;  ethos;  interdiscursividade;  Sermon of the Mount;  Four Pillars of Education;  gender of discourses;  conditions of production;  ethos;  interdiscursivity
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Letras
Programa: Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2326
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13767
Data de defesa: 12-Abr-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2326/1/Wilson%20do%20Amaral%20Filho.pdf
Aparece nas coleções:Letras - Teses - CCL Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.