Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13755
Tipo do documento: Dissertação
Título: Carpe Diem: rituais cotidianos no Satyricon - Petrônio e Fellini
Autor: Silva, Neemias Oliveira da
Primeiro orientador: Feijó, Martin Cezar
Primeiro membro da banca: Tiburi, Marcia Angelita
Segundo membro da banca: Entler, Ronaldo
Resumo: Este estudo tem por objetivo traçar uma discussão sobre os rituais cotidianos inseridos na obra fílmica o Satyricon de Federico Fellini. Este trabalho compreende o ritual, no latim ritualis, como um conjunto de práticas do homem, repleta de valores simbólicos aos quais foram recriadas e incorporadas pela indústria cinematográfica. Portanto, a análise da obra fílmica será baseada na obra literária Satyricon de Petronius escrita no século I d.C. A ponte para compreender dois mundos, do Clássico ao contemporâneo, é o foco no diretor e produtor do filme: Federico Fellini. As festas populares, a dança, o misticismo, a religião são expressões humanas que servem de mediação das tradições culturais de um determinado grupo social e que passou a se integrar na linguagem cinematográfica. Nessa perspectiva, nós buscamos mapear os rituais cotidianos e as representações dos indivíduos inseridos em seu próprio tempo e espaço. Desta forma, a metodologia usada para analisar o filme e a obra literária será baseada na leitura do material bibliográfico. Através da análise da obra fílmica Satyricon de Federico Fellini, nós analisaremos o quanto da Filosofia de Epicuro do Carpe Diem está inserida nos rituais cotidianos e como a indústria cinematográfica usa a linguagem ritualística.
Abstract: This study aims to map out a discussion about the daily ritual inserted on the filmic work Satyricon of Federico Felini. This work includes the ritual, in latin "ritualis", as a set of practices of man, replete of symbolic values which have been recreated and incorporated by the film industry. Therefore the analysis of filmic work will be based on Satyricon of Petronius literary work which was written in the first century AD. The bridge to understand two separate worlds, the contemporary and the classic, is the focus on director and producer of movie: Federico Fellini. The popular festivals, the dance, the mysticism, the religion are human expressions that are used for mediation in cultural traditions of a particular social group and that began to integrate itself in the film language. From this perspective, we try to map the daily rituals and representations of individuals which are include on own time and space. In this way, the methodology used to analyse the movie and literary work will be based in the reading of the bibliographic material. Through of the analysis of the filmic work Satyricon of Federico Fellini, we will examine how far the Epicuru's philosophy of Carpe Diem is inserted in daily rituals and how the film industry uses the ceremonial language.
Palavras-chave: Satyricon;  Federico Fellini;  cinema;  história;  literatura;  ritual;  símbolo;  Satyricon;  Federico Fellini;  movies;  history;  literature;  ritual;  simbol
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2732
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13755
Data de defesa: 9-Set-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2732/1/Neemias%20Oliveira%20da%20Silva1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2732/2/Neemias%20Oliveira%20da%20Silva2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2732/3/Neemias%20Oliveira%20da%20Silva3.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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