Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13754
Tipo do documento: Dissertação
Título: Capacitação de professores e utilização do Ava Moodle em ambiente universitário: um estudo de caso
Autor: Giardino, Solange
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Soares, Suely Aparecida Galli
Resumo: O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica é acompanhado da necessidade de incluir nos currículos universitários habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. Para que o professor da sociedade do conhecimento possa inserir no processo de ensino e aprendizagem a utilização das tecnologias da informação e comunicação, se faz necessário investimento das Instituições de Ensino Superior em propiciar formação continuada a equipe docente. Nesse contexto, esta pesquisa procurou identificar os impactos ocorridos na prática pedagógica dos professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie que foram certificados no curso de formação de professores para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como apoio às aulas presenciais. Foi aplicado um questionário a dez professores que tiveram o maior número de recursos disponibilizados em seus cursos complementares on-line, para aferir qual o perfil destes profissionais.
Abstract: The recognition of a society much more technologic is accompanied by the necessity of including skills and competences to deal with the new technologies in the university curriculum. To make possible to the teacher of a knowledge society to insert the utilization of information technology into the process of teaching and learning, some investments from the universities are necessary toward continuous training to its team of teachers. In this context, this research sought to identify the impacts occurring in the didactic of the teachers from the Universidade Presbiteriana Mackenzie, who were graduated in Training Teachers course to use the Virtual Learning Environment Moodle to support the face-to-face classes. A questionnaire was applied to ten teachers who had the greatest number of resources available in their additional on-line courses to get to know better the profile of these professionals.
Palavras-chave: ambiente virtual;  aprendizagem;  educação a distância;  formação de professores;  distance learning;  virtual learning environments;  moodle;  teacher education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2731
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13754
Data de defesa: 3-Set-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2731/1/Solange%20Giardino1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2731/2/Solange%20Giardino2.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.