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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pop art e propaganda: uma relação interdisciplinar
Autor: Lessa, Laís Quintella Malta
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Schaun, Angela
Segundo membro da banca: Held, Maria Sílvia Barros de
Resumo: Por meio de uma análise interdisciplinar entre arte e publicidade, o presente estudo busca estabelecer a relação em meio à propaganda veiculada no período do pós-guerra nos Estados Unidos e o Movimento Pop Art. Evidenciar as transformações ocorridas na época com essas duas temáticas irá comprovar que o ocorrido com o Movimento Pop e a publicidade, pode ser estabelecido como uma relação homogênea, na qual símbolos, mitos e ícones populares eram retratados de maneiras similares em trabalhos de artistas e publicitários do período estudado. Esta homogeneidade será revelada por meio de uma análise semiótica entre anúncios publicitários e obras do movimento, no sentido de desenvolver criticamente valores que possam ampliar as possibilidades de atuação dos profissionais da comunicação, assim como permitir o conhecimento e a abordagem do tema, na reflexão de suas criações comprometidas com a conjuntura social e econômica da época.
Abstract: Through an interdisciplinary analysis between art and publicity, this study seeks to establish the relationship amid the propaganda spread in the post-war period in the United States and the Pop Art Movement. Focusing the changes that have occurred in the season with these two issues will prove that what happened with the Movement Pop and advertising, may be established as a homogenous relationship, in which symbols, icons and popular myths were portrayed in ways similar to works by artists and advertising of the period studied. This uniformity will be revealed through a semiotic analysis of advertisements and works of the movement, to develop critical values that might widen the scope of professional actuation of communication, and allow the knowledge and approach the subject, in reflection of their creations committed to the social and economic juncture of the season.
Palavras-chave: cultura pós-guerra;  publicidade;  pop art;  década de 50;  post-war;  advertising;  pop art;  50´s decade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2726
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13749
Data de defesa: 3-Fev-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2726/1/Lais%20Quintella%20Malta%20Lessa1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2726/2/Lais%20Quintella%20Malta%20Lessa2.pdf
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http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2726/4/Lais%20Quintella%20Malta%20Lessa4.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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