Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13747
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mônica: imagem e representação feminina nas tiras de Mauricio de Sousa (1963-1976)
Autor: Barbosa, Thiago Carvalho
Primeiro orientador: Feijó, Martin Cezar
Primeiro membro da banca: Tiburi, Marcia Angelita
Segundo membro da banca: Gottlieb, Liana
Resumo: Esta pesquisa que envolve os eixos de Artes e História da Cultura propõe um retorno à década de 1960. O cenário é o Brasil, conturbado politicamente e prestes a sofrer um golpe militar que deporia o presidente João Goulart (1919-1976), estabelecendo um regime militar que perduraria até o final dos anos 80. Neste contexto repressor temos Mônica, personagem de uma série de histórias em quadrinhos desenvolvidas por Mauricio de Sousa a partir de 1963. A garota que atingiria fama e reconhecimento internacional começou como coadjuvante nas pequenas tiras de Cebolinha, outro caractere popular de Mauricio. Em poucos anos Mônica seria elevada ao posto de principal criação de Sousa, fato que permitiu a reunião do elenco de personagens sob o titulo A Turma da Mônica . Nesta pesquisa percorreremos o início da carreira de Sousa e seus personagens a fim de conhecer suas primeiras tiras cômicas. Ao teor dos Estudos Culturais Britânicos, movimento de análise e discussão cultural posterior a Escola de Frankfurt, explicitaremos qual o envolvimento da mídia selecionada com o contexto de criação, afim de explicitar as relações de poder entre as mesmas. Mônica personagem central desta pesquisa é uma garota que sempre vence os conflitos através da força, por tal atitude foi constantemente caracterizada como violenta por críticos e leitores. Nesta pesquisa apresentaremos como a personagem resiste às sucessivas tentativas dos demais caracteres de convencê-la a ser mais feminina . As características atribuídas a tal gênero são imprescindíveis na discussão que objetiva analisar a construção cultural dos papéis feminino e masculino na sociedade brasileira na década de 1960.
Abstract: This research which involves Arts and History of Culture proposes a look back at the 1960 s. The setting is Brazil, politically disturbed and on the verge of a military coup which would depose President João Goulart (1919-1976) and establish a military regime that would rule until late 80 s. In this oppressive context we find Mônica, character of a cartoon series designed by Mauricio de Sousa starting in 1963. The little girl, who would gain international recognition, started as a secondary character in the comic strips featuring Cebolinha, another popular character by Sousa. In a few years Mônica would be taken to the top as Sousa a main character, which led to the gathering of a group of characters under the title of A Turma da Mônica (Mônica s Bunch). This research describes the beginning of Sousa a career and his characters with the purpose of getting acquainted with the first comic strips. Based on the British Cultural Studies, an intellectual movement dedicated to cultural analysis and discussion established after the Frankfurt School, we will demonstrate what is the involvement of selected midia with the context of creation, in order to demonstrate the relations of power between them. Mônica, the main character of this research is a girl who always overcomes conflicts by means of physical power and by such an attitude has always been portraited as violent by critics and readers. In this study we will demonstrate how the character resists to successive attempts from the other characters to convince her to be more feminine . The characteristics attributed to such a gender are fundamental to the discussion that aims at analyzing the cultural construction of male and female roles in the Brazilian society in the 1960 s.
Palavras-chave: história em quadrinhos;  gênero feminino;  estudos culturais;  Mônica;  Mauricio de Sousa;  comic strips;  female gender;  cultural studies;  Mônica;  Mauricio de Sousa
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2724
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13747
Data de defesa: 18-Fev-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2724/1/Thiago%20Carvalho%20Barbosa1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2724/2/Thiago%20Carvalho%20Barbosa2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2724/3/Thiago%20Carvalho%20Barbosa3.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2724/4/Thiago%20Carvalho%20Barbosa4.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2724/5/Thiago%20Carvalho%20Barbosa5.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.