Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13745
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008
Autor: Stefanelli, Ricardo
Primeiro orientador: Contier, Arnaldo Daraya
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Mojola, Celso Antonio
Resumo: Este trabalho Aprendizagem Cooperativa na Educação Musical Popular CLEMP tem como objetivo demonstrar conteúdos metodológicos em seus aspectos de interpretação e criação no ato de aprender cooperativamente através da integração de bandas de rock em sala de aula. Esta pesquisa procurou, através de depoimentos de professores, funcionários e alunos, documentar a história do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo CEFET-SP e a evolução do ensino de música, bem como analisar o crescimento e o aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, de 13 a 16 anos, que, no ano de 2007, freqüentaram o primeiro ano do ensino médio nesta instituição. O referencial teórico utilizado serviu para apoiar os conceitos oriundos da psicologia escolar que derivaram de considerações em duas teorias educacionais: a da aprendizagem significativa de Ausubel e a sócio interacionista de Vygotsky. O procedimento metodológico investigado foi o da pesquisa qualitativa participativa, na qual foram selecionados três aspectos: o exploratório, por proporcionar maior familiaridade com o problema; o descritivo, por caracterizar um grupo dos alunos e também por estabelecer uma relação de cada aluno com seu instrumento; e o explicativo, por identificar fatores que contribuíram para a melhoria do grupo musical de alunos. Este trabalho estabeleceu grandes elos entre os alunos que tinham experiência musical alunos experientes com os que não tinham alunos inexperientes. Essa relação, conquistada por eles, trouxe momentos de alegria, prazer e aprendizagem com a própria cooperação, solidificando novas amizades e tornando o ambiente propício para interação de bandas de rock com suas produções e apresentações musicais.
Abstract: The objective of this piece of work A Teaching Cooperative Approach in Popular Music Education - CLEMP is to demonstrate aspects of methodological contents of collective learning of music and using rock bands performance in school classrooms. This survey has been based on oral history statements of teachers, staff and students from the Technical School of Sao Paulo, Brazil CEFET, which were used to compile the history of the school and the evolution of their teaching methods as well as the analysis of the growth and improvement of musical skills of 13-16-year-old students attending the first year of Junior High School in 2007. The theoretical reference used to support the ideas contained in this piece of work derived from two schools of psychology: the significant learning of Ausubel, and the social-interactive approach of Vygotsky. The methodological procedure is the qualitative and participative research and selecting three aspects: the explanatory - to provide greater familiarity with the problem; the descriptive - to identify a group of students establishing their personal relationship with their instrument; and finally, the explanatory - to identify the factors that truly contributed to the musical improvement of the team as a whole. This work has made possible important links among the students having a great musical experience and the ones with little experience thus representing their first teamwork interaction which brought them a sense of happiness, friendship and pleasure in learning under a cooperative and natural environment - the appropriate scenario for rock bands musical production and performance.
Palavras-chave: aprendizagem cooperativa;  educação musical;  música popular;  habilidade técnica instrumental;  metodologia de ensino;  cooperative learning;  musical education;  popular music;  instrumental skills;  teaching methodologies
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: STEFANELLI, Ricardo. Aprendizagem cooperativa na educação musical popular: estudo de caso curricular no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - 2007/2008. 2009. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2722
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13745
Data de defesa: 9-Fev-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2722/1/Ricardo%20Stefanelli1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2722/2/Ricardo%20Stefanelli2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2722/3/Ricardo%20Stefanelli3.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.