Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13743
Tipo do documento: Dissertação
Título: Escola e projeto político-pedagógico: uma possível tradução de uma política pública educacional
Autor: Marques, Marina Salles Leite Lombardi
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Segundo membro da banca: Nono, Maévi Anabel
Resumo: A pesquisa tem como objetivo entender como uma escola/comunidade escolar compreende sua função a partir da elaboração de seu Projeto Político-Pedagógico. Para isso, desenvolveu-se um estudo analítico-descritivo, e, como técnicas, utilizou-se a análise documental, a observação participante e a entrevista. O primeiro capítulo descreve o ambiente/contexto da pesquisa E. E. Prof. Alceu Gomes da Silva. O segundo capítulo traz considerações sobre educação, escola, cultura escolar e cultura na escola, temas fundamentais para a compreensão da função da escola na formação dos indivíduos. Para o terceiro capítulo foram tecidas algumas considerações legais sobre Projeto Político-Pedagógico, avançou-se com a fundamentação teórica, analisou-se o antigo projeto da escola pesquisada, e apresentou-se a nova política da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a proposta curricular - São Paulo faz escola/2008. A partir daí, o quarto capítulo traz a análise dos dados obtidos com os registros realizados durante a elaboração do PPP e entrevistas, buscando entender melhor a forma como os integrantes de uma comunidade escolar (professores e gestores) concebem escola, educação, currículo, processos de ensino-aprendizagem, formação, entre outros
Abstract: The research has as objective to know how a school/school community understands its function with base in the elaboration of its Political-Pedagogic Project. For that, an analytic-descriptive study was developed, and, as techniques, were used the documental analysis, the participant observation and the interview. The first chapter describes the E. E. Prof. Alceu Gomes da Silva´s atmosphere/context of the research. The second chapter brings considerations about education, school, school culture and culture of the school, fundamental themes for the understanding of the school function in the individuals´formation. For the third chapter, some legal considerations on Political-Pedagogic Project were made. The theoretical base was developed, the old Project of the researched school was analysed and were proposed the new politics of the Secretary of the Education of the state of São Paulo, the curriculum proposal-São Paulo faz escola/2008. Therefore, the fourth chapter brings the analysis of the obtained data with the registrations accomplished during the elaboration of PPP and interviews, looking for the better understand the form how a school community´s members (teachers and managers) conceive the school, education, curriculum, teaching-learning processes, formation, among others
Palavras-chave: educação;  escola;  projeto político-pedagógico;  cultura escolar;  cultura da escola;  education;  school;  political-pedagogic project;  school culture;  culture of the school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2720
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13743
Data de defesa: 3-Fev-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2720/1/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2720/2/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2720/3/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques3.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2720/4/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques4.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2720/5/Marina%20Salles%20Leite%20Lombardi%20Marques5.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.