Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13742
Tipo do documento: Dissertação
Título: As possibilidades do Podcast como ferramenta midiática na educação
Autor: Franco, Carolina Machado dos Santos de Sousa
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Azevedo, Wilton Luiz de
Segundo membro da banca: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: A proposta deste estudo é analisar as possibilidades de uso do podcast na educação. Para isso, foi feita uma pesquisa qualitativa a fim de buscar entender o fenômeno em profundidade. Realizou-se uma análise das mídias interativas e não interativas presentes na web 2.0, da qual foi destacado o podcast. Efetuou-se um estudo desta tecnologia, colocando em discussão o senso comum de ser o podcast um rádio via internet; identificaram-se, também, seus usos sociais. O estudo sobre o estado da arte do podcast permitiu a análise interdisciplinar das suas possibilidades no campo da educação. Além disso, foi feita uma pesquisa bibliográfica e pesquisa minuciosa via internet, constatando-se pouca quantidade de material relativo ao assunto. O trabalho constatou que o uso do podcast na educação apresenta, entre várias vantagens, as condições de portabilidade e flexibilidade de uso, tão importantes numa sociedade em rede. Sua inclusão nas escolas, no caso brasileiro, defronta-se com a resistência de algumas instituições e profissionais da área.
Abstract: The proposal of this study is to analyze the possibilities of use of podcast in the education. For this, a qualitative research was made in order to search to understand the phenomenon in depth. An analysis of the interactive medias was become fullfilled and not interactive gifts in web 2,0, of which podcast was detached. A study of this technology was effected, placing in quarrel the common sense of being podcast a radio saw Internet; they had been identified, also, its social uses. The study on the state of the art of podcast it allowed the analysis to interdisciplinar of its possibilities in the field of the education. Moreover, a bibliographical research was made and minute research saw Internet, evidencing itself little amount of relative material to the subject. The work evidenced that the use of podcast in the education presents, between some advantages, the conditions of portabilidade and flexibility of use, so important in a society in net. Its inclusion in the schools, in the Brazilian case, confrots with the resistance of some institutions and professionals of the area.
Palavras-chave: educação;  educação a distância;  Web 2.0;  Podcast;  interdisciplinaridade;  education;  education in the distance;  Web 2.0;  Podcast;  interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: FRANCO, Carolina Machado dos Santos de Sousa. As possibilidades do Podcast como ferramenta midiática na educação. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2719
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13742
Data de defesa: 10-Dez-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2719/1/Carolina%20Machado%20Santos%20Sousa%20Franco1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2719/2/Carolina%20Machado%20Santos%20Sousa%20Franco2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2719/3/Carolina%20Machado%20Santos%20Sousa%20Franco3.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.