Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13739
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo
Autor: Mosaner Júnior, Eduardo
Primeiro orientador: Stori, Norberto
Primeiro membro da banca: Sanchez, Petra Sanchez
Segundo membro da banca: Rios, Mônica Piccione Gomes
Resumo: Esta dissertação é o produto de uma pesquisa sobre metodologia de ensino de Artes no Ensino Médio e apresenta um novo paradigma para as aulas da referida disciplina. Por um lado, introduz a imagem no cotidiano escolar e, por outro, não está preocupada unicamente no fazer dos trabalhos de ateliê. Há toda uma preparação em analisar e entender imagens antes de produzir uma resposta poética. O objetivo desta pesquisa é aplicar a Proposta Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, visando o desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos do Ensino Médio. O quadro teórico apresentado tem como referência a Abordagem Triangular que está fundamentada em três componentes: ler (Crítica e Estética), contextualizar (História da Arte) e fazer (Educação Artística). Estes, quando atendidos simultaneamente, propiciam o pleno conhecimento na área. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como base teórica a pesquisa-ação. Nela, partindo da leitura, análise e contextualização de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, os alunos produziram respostas poéticas em artes plásticas, reinterpretando e dando novas leituras às obras originais.
Abstract: This essay is the product of a research on Arts methodology of education, which presents a new paradigm on the education of this knowledge field. Such paradigm introduces images in the classroom and is not exclusively worried about making the studio s works. There is a preparation in order to analyze and understand images before producing a poetical response. The objective of this research is to put the Triangular Proposal into practice, declared by Ana Mae Barbosa, aiming at the development of abilities for the appreciation, contextualization and elaboration of poetical proposals for the high school pupils. The presented theory is based on the Triangular Boarding which has three components: reading (Critical and Aesthetic), contextualizing (History of the Art) and working in studio (Artistic Education). The complete knowledge of this theory happens when such components are carried out simultaneously. The methodology of this research is qualitative, descriptive and exploratory, using the Research-action as theoretical basis. In the present research, the pupils, based on the reading, analysis and contextualization of the works of the Pinacoteca do Estado de Sao Paulo s collection have produced poetical responses through plastic arts, reinterpreting and giving new understandings of the original works.
Palavras-chave: arte;  alfabetização visual;  abordagem triangular;  acervo da Pinacoteca;  pesquisa-ação;  art;  visual alphabetization;  triangular boarding;  Pinacoteca s collection;  research-action
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MOSANER JÚNIOR, Eduardo. Arte-educação: leitura de obras e elaboração de propostas poéticas a partir do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2008. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2716
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13739
Data de defesa: 6-Nov-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2716/1/Eduardo%20Mosaner%20Junior1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2716/2/Eduardo%20Mosaner%20Junior2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2716/3/Eduardo%20Mosaner%20Junior3.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2716/4/Eduardo%20Mosaner%20Junior4.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2716/5/Eduardo%20Mosaner%20Junior5.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2716/6/Eduardo%20Mosaner%20Junior6.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2716/7/Eduardo%20Mosaner%20Junior7.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.