Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13717
Tipo do documento: Dissertação
Título: A produção artística na escola, num ensino com projetos: como avaliar?
Autor: Silva, Suely Ramos da
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Giora, Regina Célia Faria Amaro
Segundo membro da banca: Smole, Katia Cristina Stocco
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, propor um começo de mudança na escola, por meio do ensino com projetos, vinculado à educação estética, em todos os componentes curriculares. Formula a questão de pesquisa sobre uma possível dificuldade dos professores de outras áreas avaliarem seus alunos sem o conhecimento dos conceitos do campo da Arte e propõe como solução a utilização da avaliação formativa, principalmente por intermédio da auto-avaliação dos alunos. Vislumbra como público alvo, os alunos do ensino médio e fundamental, da rede pública do Estado de São Paulo. Considera como premissa que deve-se aproveitar a reconhecida criatividade do povo brasileiro, desde sua passagem pela escola, o que acreditase, causaria grande impacto no processo de aprendizagem dos educandos e contribuiria na formação de sujeitos mais felizes e realizados. Propõe o trabalho cooperativo em sala de aula, com um ensino da teoria interligado à prática, para colaborar na formação de sujeitos mais capazes de participar da sociedade da informação e do conhecimento, que ora temos. Com a intenção de colaborar com outros profissionais do ensino, que tenham interesse no tema desta dissertação, demonstrou-se um relato de experiência, a saber, o desenvolvimento de um projeto, que teve como produto final uma mostra de fotografias elaboradas pelos alunos do ensino médio, sobre a cidade de São Paulo, na comemoração dos 450 anos de sua fundação, em 2004. O trabalho atendeu à uma proposta da disciplina de História e os alunos procederam à uma auto-avaliação para refletirem sobre suas vivências e aprendizado. O resultado da pesquisa apontou que estes alunos foram capazes de se auto-avaliarem com seriedade e que a avaliação formativa foi uma alternativa eficaz para avaliar suas produções artísticas, ao menos neste projeto específico.
Abstract: The present work intends to propose the beggining a change at school, through the concept of teaching with projects, attached to the aesthetical education, in all subjects. It formulates the research question about a difficulty faced by teachers of other areas to evaluate the students without knowing the art concepts, and it proposes the formative evaluation as a solution, especially through the student s self-evaluation. It targets school and high school students of the public educational institutes of São Paulo state. It considers at first that the recognized creativity of Brazilian people should be used at school, what it is believed that would cause a major impact in the students learning process and would help to form happier and more fulfilled civilians. It proposes a cooperative work in classroom, teaching theory connected to practice aiming to collaborate in the education of individuals more capable of participating in the so called society of information and knowledge that we live in. Colaborating with teaching professionals interested in the present subject, a real experience was reported: the development of a project which the final result was an exhibition of photographs of São Paulo city taken by the high school students, during its 450 year celebration in 2004.This project was proposed to History discipline, and the students have made a self-evaluation in order to reflect about the experience and learning. The research result pointed that students were capable of serious self-evaluation and that a formative evaluation was efficient for artistic works, at least in that specific project.
Palavras-chave: projetos;  avaliação formativa;  educação estética;  projects;  formative evaluation;  aesthetical education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SILVA, Suely Ramos da. A produção artística na escola, num ensino com projetos: como avaliar?. 2007. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2694
Data de defesa: 30-Jan-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2694/5/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.