Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13716
Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão digital de jovens e adultos: a alfabetização digital de alunos do curso de Informática do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento
Autor: Gomes, Sandra Sumara de Castro Ribeiro
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Masetto, Marcos Tarciso
Segundo membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Resumo: O presente trabalho analisa quais as características dos alunos, jovens e adultos, que procuram o curso de informática do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento CMCT, uma escola profissionalizante básica da Prefeitura Municipal de São Paulo, e como percebem a importância do mesmo para sua vida profissional e pessoal. Baseando-se inicialmente na coleta de dados de um grupo de 120 alunos participantes da 4ª (outubro) e 5ª (novembro) turmas do ano de 2005 onde, através de questionário, buscou-se averiguar as características dos jovens e adultos que freqüentam o curso: idade, sexo, escolaridade, estado civil, situação de emprego, renda mensal, motivo da procura, se o curso tem auxiliado no trabalho e na vida pessoal, o que esperava aprender, se está satisfeito com o que está aprendendo, o que espera alcançar com a ajuda desse novo tipo de aprendizagem, se o curso poderia oferecer algo a mais do que já oferece, se considera importante continuar a estudar e expectativas para o futuro pessoal e profissional. Como essa primeira coleta de dados apontou para uma grande procura pelo curso por questões profissionais, o segundo instrumento de coleta de dados uma entrevista procurou analisar o alcance da alfabetização digital na vida pessoal e profissional de ex-alunos que estivessem, na época da pesquisa, exercendo uma atividade profissional remunerada. A análise dos dados baseou-se num referencial teórico que abordou os seguintes temas: o que significa inclusão digital; o acesso às tecnologias de informação no Brasil, a alfabetização digital como parte do processo de inclusão; a produção de conhecimento e a conscientização social; as novas tecnologias e o mundo do trabalho e políticas públicas de inclusão digital.
Abstract: The present work analyzes which the characteristics of the pupils, young and adults, who look the course of computer science of the Municipal Capacity and Training Center (Centro Municipal de Capacitação e Treinamento CMCT), a primary professional municipal training school in São Paulo, and as they perceive the importance of the same for its professional and personal life. Based on the data collected from a questionnaire filled out by a group of 120 students of the 4th (October) and 5th (November) groups of 2005, we tried to identify the characteristics of the people attending the course: age, sex, schooling, marital status, occupation, monthly earning, reason for taking the course, whether the course has been helping in their jobs and lives, expectations towards learning, whether they are happy with what they are learning, what they expect to learn with this new kind of learning methodology, how the course could be more helpful, if they consider important to keep studying, and their expectations towards the future, personally and professionally. As this first overview outlined a great demand for the course because of professional reason, the second instrument used to collect data was a survey that focused on how can digital literacy change personal and professional life of former students who where, during the research, working and earning a living in a professional activity. The data analysis was based in a theoretical reference that included the following themes: What is the meaning of Digital Inclusion; The access to Information Technologies in Brazil; the Digital Literacy as part of the Inclusion Process; the Production of Knowledge and Social Awareness; The New Technologies and The Working World and Public Politics of Digital Inclusion.
Palavras-chave: alfabetização digital;  inclusão digital;  tecnologias de informação;  tecnologias de comunicação;  novas tecnologias;  trabalho;  produção de conhecimento;  conscientização social;  digital literacy;  digital inclusion;  information technologies;  communication technologies;  new technologies;  work;  knowledge production;  social awareness
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: GOMES, Sandra Sumara de Castro Ribeiro. Inclusão digital de jovens e adultos: a alfabetização digital de alunos do curso de Informática do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2693
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13716
Data de defesa: 12-Mar-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2693/1/Sandra%20Sumara%20de%20Castro%20R%20Gomes1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2693/2/Sandra%20Sumara%20de%20Castro%20R%20Gomes2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2693/3/Sandra%20Sumara%20de%20Castro%20R%20Gomes3.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.