Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13715
Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática
Autor: Gozzi, Marcelo Pupim
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Masetto, Marcos Tarciso
Segundo membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Resumo: Esse trabalho objetiva descrever e analisar o processo de construção de um projeto coletivo realizado por um grupo de participantes do curso de Governo Eletrônico desenvolvido pela Fundap, na modalidade a distância, mediado por computador e Internet. O grupo foi constituído na comunidade de aprendizagem do curso e desenvolveu seu trabalho num espaço dessa comunidade destinado a projetos práticos, denominado comunidade de prática. São apresentadas as fases de construção desse projeto, desde a constituição do grupo até a sua conclusão, com as respectivas ações que caracterizam cada uma dessas fases. Para análise do processo, foram consideradas as características da mediação pedagógica presentes nas ações dos participantes do grupo e as características da interface virtual da comunidade em que foi desenvolvido. Posteriormente, o processo de construção do projeto é comparado a um modelo de formação de uma comunidade presencial de professores, no sentido de complementar a identificação das características importantes da constituição da comunidade de prática pesquisada no âmbito virtual. Trata-se de um estudo descritivo analítico, de natureza qualitativa. Tem como fonte de dados todos os registros da comunidade de aprendizagem e de prática relativos às mensagens relevantes para descrever e analisar o processo de construção do projeto coletivo, postadas pelos participantes do grupo que desenvolveu esse projeto.
Abstract: This paper aims to describe and analyze the process withstanding the construction of a collective project undertaken by a group of participants from the e-learning Electronic Government course, which is managed through computers online and attended at Fundap. The group was formed within the course s learning community and developed its work within it at a space reserved for practical projects, which is called the practice community . All stages involved in developing this project are presented here, starting with the group s constitution and leading to its conclusions, including its respective characteristic actions. In order to analyze this process, we took under consideration the characteristics presented by both pedagogic mediation involving participant actions and the virtually interfaced community where it was developed. Further on, the process of constructing this project is compared to a model of forming an in-class teacher s community, which intends to complement the identification of the important features in constituting the practical community researched virtually. This is a descriptive-analytic study of qualitative nature. Its database consists of all the practical and learning community s register logs referent to relevant messages posted by the participants of this group, in order to describe and analyze the process of building this collective project.
Palavras-chave: comunidade virtual;  processo;  interface virtual;  mediação pedagógica;  educação a distância;  virtual community;  process;  virtual interface;  pedagogic mediation;  e-learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: GOZZI, Marcelo Pupim. A construção de um projeto coletivo em uma comunidade virtual de prática. 2007. 282 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2692
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13715
Data de defesa: 12-Fev-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2692/1/Marcelo%20Pupim%20Gozzi1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2692/2/Marcelo%20Pupim%20Gozzi2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2692/3/Marcelo%20Pupim%20Gozzi3.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2692/4/Marcelo%20Pupim%20Gozzi4.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.