Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13712
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro
Autor: Rezende, André Novaes de
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Feijó, Martin Cezar
Segundo membro da banca: Pinatti, Antonio Eduardo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da imagem do malandro do samba nas capas de disco, por meio de uma contextualização teórico-histórica, da recuperação de exemplos de capas de disco vinculadas à figura do malandro, e do estudo das relações visuais e semióticas entre os exemplares. Na primeira metade do século XX, o sambista malandro é o único que continua a promover a importância da liberdade de criação popular e da identidade cultural dos grupos negro-proletários. A variedade das formas de manifestação da imagem do malandro, juntamente com o contexto sócio-cultural em que sua imagem se concebeu, fazem das capas de disco não só um importantíssimo documento visual da indústria gráfica brasileira, mas são também documentos que conservam a imagem de uma figura social típica de nossa cultura.
Abstract: The objective of this research is to study the image of the malandro , who is a typical social character of the samba musical environment. This is being studied through the record covers that carry this image. Based on a historical contextualization and the recuperation of records that carry the image of the malandro , the visual and semiotic connections between each record cover can be better discussed. By the first half of the 20th century, the malandro samba musician is the only one to continue to promote the importance of freedom in popular creation and to promote the cultural identity of the working african-descendent groups in Brazil. The variety of the manifestation forms of the malandro s image, together with the social/cultural context in which his image was conceived, make the record covers not only an important document about Brazilian graphic industry, but they are also documents that conserve the image of a typical social character in Brazilian culture.
Palavras-chave: capas de disco;  samba;  malandro;  artes visuais;  semiótica;  cultura popular;  record cover;  samba;  malandro;  visual arts;  semiotics;  popular culture
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: REZENDE, André Novaes de. Da Lapa para a capa: estudo intersemiótico das capas de discos de samba vinculadas à imagem do malandro. 2007. 40 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2689
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13712
Data de defesa: 23-Jan-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2689/1/Andre%20Novaes%20de%20Rezende1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2689/2/Andre%20Novaes%20de%20Rezende2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2689/3/Andre%20Novaes%20de%20Rezende3.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2689/4/Andre%20Novaes%20de%20Rezende4.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.