Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13711
Tipo do documento: Dissertação
Título: Claus Ogerman: uma análise do concerto para piano e orquestra (1993): música e história cultural
Autor: Cunha, Flávio Régis Sudário
Primeiro orientador: Contier, Arnaldo Daraya
Primeiro membro da banca: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Segundo membro da banca: Sanchez, Petra Sanchez
Resumo: A presente dissertação discute algumas tendências do pensamento musicológico recente, o qual tem apresentado aspectos que apontam para perspectivas comuns, dentre elas a contextualização históricocultural e a interdisciplinaridade. A obra do compositor alemão Claus Ogerman é o objeto de estudo deste trabalho de pesquisa devido à sua notoriedade e representatividade durante a expansão da indústria cultural, realizando atividades musicais, nos diversos campos não só da música popular dos séculos XX e XXI mas também do minimalismo, serialismo e modernismo (classificações que pertencem ao escopo da música erudita). Este estudo voltado para a obra do compositor permite-nos analisar três fases importantes de sua vida e parte de sua obra por meio dos dois campos musicais (música popular e erudita), na música do século XX e XXI, comparando e analisando sua produção artística.
Abstract: This dissertation discusses some tendencies of recent musicological thought, which has presented aspects that point to common perspectives, among them the historical and cultural context and interdisciplinarity. The work of German composer Claus Ogerman is the object of study of this research due to its reputation and standing during the expansion of the cultural industry, performing musical activities in diverse fields not only popular music of the XX and XXI centuries but also of minimalism, serialism and modernism (classifications which belong to the scope of classical music). This study focused on the composer's work allows us to analyze three important phases of his life and of his work through the two musical fields (popular and classical music), music XX and XXI century, comparing and analyzing their artistic production.
Palavras-chave: Claus Ogerman;  interdisciplinaridade;  composição;  Claus Ogerman;  interdisciplinarity;  composition
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2688
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13711
Data de defesa: 4-Fev-2013
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2688/1/Flavio%20Regis%20Sudario%20Cunha1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2688/2/Flavio%20Regis%20Sudario%20Cunha2.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.