Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13708
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fotografia: consciência da linguagem: Casa da Fotografia de Diadema, um estudo de caso
Autor: Albuquerque, Maria Beatriz Rüegger de
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Romero, Elisabeth Leone Gandini
Resumo: Este trabalho é uma reflexão sobre a experiência pedagógica interdisciplinar como transformadora das trajetórias individuais, tendo como modelo o curso de fotografia, realizado na Casa da Fotografia em Diadema, São Paulo, sob a ótica de teóricos da Educação, da Cultura e da Filosofia. O curso de fotografia foi uma das atividades do projeto cultural Cidadania se faz com Arte, financiado pelo poder público. Trata-se da estratégia pedagógica de se trabalhar com experiências e exemplos concretos, com o objetivo de ensinar fotografia como técnica e forma de expressão e linguagem visual. A análise tem como base a aplicação e comparação de conceitos do método pedagógico de Paulo Freire e de elementos fundamentais da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, em especial o conceito de abdução.
Abstract: This work is a reflection of the interdisciplinary pedagogical experience as individual trajectories transforming, having as a model the photography course held at the House of Photography in Diadema, São Paulo, from the perspective of theorists of education, culture and philosophy. The photography course was one of the activities of the cultural project Citizenship is Done with Art, funded by the government. This is the teaching strategy of working with concrete examples and experiences, aiming to teach photography as a technique and a way of expression as well as visual language. The analysis is based on the application and comparison of concepts of the pedagogical method of Paulo Freire, and key elements of the semiotic theory of Charles Sanders Peirce, especially the concept of abduction.
Palavras-chave: linguagem fotográfica;  semiótica;  interdisciplinaridade;  ensino de fotografia;  políticas públicas;  photographic language;  semiotics;  interdisciplinary;  photography teaching;  public policies
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2685
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13708
Data de defesa: 26-Ago-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2685/1/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque1.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2685/2/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque2.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2685/3/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque3.pdf
http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2685/4/Maria%20Beatriz%20Ruegger%20de%20Albuquerque4.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.