Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13705
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atendentes de desenvolvimento infantil se formam professoras: um olhar sobre o curso normal superior fora de sede da Uniararas
Autor: Nascimento, Marcos Antonio
Primeiro orientador: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender, sob a perspectiva de ex-alunas, a contribuição do Curso Normal Superior Fora de Sede (CNSFS) denominado Programa Especial de Formação Pedagógica Superior , do Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas) para a formação em nível superior das Atendentes de Desenvolvimento Infantil (ADI) da rede Municipal de Ensino de São Paulo no período de 2005 a 2007. O Programa aproveita a experiência docente e possibilita aos profissionais em exercício nas redes públicas de ensino, a realização do curso em nível superior em dois anos, com carga horária mínima de 2.800 horas - equivalente aos cursos de graduação com duração de três anos. Como colaboradoras a pesquisa contou com 12 professoras, ex-alunas do Programa, que responderam a um questionário e participaram de uma entrevista. A análise dos dados pautouse em referencial sobre educação a distância visto o curso ser fora de sede e formação de professores. Os dados revelam que houve contribuição do curso tanto para a vida pessoal como para o desenvolvimento profissional das participantes, especialmente no modo como passaram a conduzir o trabalho com as crianças nas instituições em que trabalham.
Abstract: This research has the objective to understand, under the view of former students, the contribution of the Curso Normal Superior Fora de Sede [Early Childhood Education Graduate Program Outside the Campus] (CNSFS)named Programa Especial de Formação Pedagógica Superior [Special Childhood Education Graduate Program], by Hermínio Ometto University Center (Uniararas) which provides graduation for Early Childhood Educators (ECE) in the teaching network of the City of São Paulo from 2005 to 2007. The Program relies on the former teaching experience of non-graduate professionals in the public teaching network enabling them to achieve their graduation in the course of two years, with a setting of 2.800 hours which is equal to programs that offer graduation in the course of three years. 12 teachers, former students from this Program, collaborated with the research answering an application and being interviewed. The analysis of the data relied on a reference about distance education as long as the course is attended outside the campus and the graduation of educators. The data revealed that the course contributed to the personal lives of the students as long as to their Professional development, especially in the way they performed their work with children in their workplace.
Palavras-chave: Curso Normal Superior Fora de Sede;  formação de educadores;  aprendizagem da docência;  desenvolvimento profissional de educadores;  Curso Normal Superior Fora de Sede (Early Childhood Education Graduate Program Outside the Campus);  graduation of educators;  learning how to teach;  professional development of educators
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2057
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13705
Data de defesa: 10-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2057/1/Marcos%20Antonio%20Nascimento.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.