Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13702
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte/Educação em saúde: experiência com crianças e adolescentes atendidos no projeto Meu Corpo Meu Bem
Autor: Munhóz, Euci Selma Siébra
Primeiro orientador: Sanchez, Petra Sanchez
Primeiro membro da banca: Rampazzo, Loris Graldi
Segundo membro da banca: Rizolli, Marcos
Resumo: O presente trabalho trata de aspectos fundamentais para que crianças e adolescen-tes possam crescer, desenvolver e experimentar relações afetivas e seguras no con-texto de epidemias como Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O obje-tivo é desenvolver ações e práticas de Arte/Educação em Saúde e refletir sobre elas para serem aplicadas ao autocuidado, à prevenção de DST/Aids, às escolhas sau-dáveis para construção de projeto de vida voltados para crianças e adolescentes que vivem ou convivem com HIV/Aids, do Centro para a Criança e o Adolescente de Vila União, da Casa Assistência Filadélfia. A pesquisa com característica de pesqui-sa-ação do tipo participante apresenta a experiência de atendimento de crianças e adolescentes que vivem ou convivem com HIV/Aids no projeto Meu Corpo Meu Bem refletindo sobre as ações e práticas das oficinas de Arte/Educação em Saúde. Apresenta as possibilidades da Proposta Triangular de Ensino de Arte nas oficinas de Arte/Educação em Saúde, as práticas educativas em Arte do ponto de vista da equipe multidisciplinar e a cultura visual de crianças e adolescentes para promoção do autocuidado, prevenção de DST/Aids e projeto de vida. Os resultados apontam para o potencial da Arte no desenvolvimento de uma consciência crítica que possibi-lita a adoção de atitudes preventivas com relação às DST e a evolução da epidemia da Aids; a necessidade de formação profissional para os que trabalham no contexto de uma ONG/Aids; o envolvimento de pais e cuidadores na orientação em sexuali-dade de crianças e adolescentes; e a capacitação de professores do ensino formal e profissionais da saúde para atuarem em equipes multidisciplinares de prevenção primária de DST/Aids. Concluindo o estudo foi possível constatar que a realização de oficinas de Arte/Educação em Saúde possibilita a construção de um conhecimen-to replicável para outros espaços podendo ser adequado a outros públicos foco da atenção dos programas de prevenção de DST/Aids.
Abstract: The present research approaches the fundamental aspects that might contribute for children and adolescents to grow, develop and experiment secure emotional rela-tionships in the context of epidemics such as AIDS and other Sexual Transmittable Diseases. The Objective is to develop actions and practices of Art-Education in Health promoting a constant reflection in order to apply them to self-care, prevention of STD/Aids, and to healthy choices for the development of a personal life project for children and adolescents living and living with HIV/Aids of the Center for Children and Adolescents - CCA of Vila União, a project of the NGO Casa de Assistência Fi-ladélfia. The research was a participatory controlled action-research and presents the reflexes over the experience of the Art-Education workshops in Health of the project Meu Corpo Meu Bem (My body My treasure) held on the CCA with children and adolescents living and living with HIV/Aids. It presents the possibilities of the Tri-angular Proposal of The Teaching of Arts applied in the art-education s workshop of Health, the educational practices of Arts from the point of view of the multidisciplinary team and the visual culture of the children and adolescents in the promoting of self-care, prevention of STD/Aids and Life Project . The results point out to the potential of arts in the development of a critic consciousness that promotes the adoption of preventive practices relating to STD and the epidemic of Aids; the need of capacity building in arts for a better performance of the employees working in an Aids/NGO context; the influence of the parents and caretakers in the sexual education of child-ren and adolescents; the capacity building of formal education teachers and health professionals in order to compound a multidisciplinary team to act in primary pre-vention of STD/Aids. At the end to the study it was possible to see that the Health and Art education workshops enables the construction of Knowledge that is replica-ble to other learning experiences spaces allowing it to be adapted to other groups that are the focus of attention for Prevention Programs in STD/Aids.
Palavras-chave: arte;  educação;  interdisciplinaridade;  ONG;  DST/Aids;  criança;  adolescente;  art;  education;  interdisciplinarity;  NGO;  STD/Aids;  children;  adolescents
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2054
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13702
Data de defesa: 22-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2054/1/Euci%20Selma%20Siebra%20Munhoz.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.