Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13701
Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes sociais: um estudo exploratório sobre blogs de educação ambiental
Autor: Targino, Edlaine Carvalho Bôtto
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Tancredi, Regina Maria Simões Puccinelli
Segundo membro da banca: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Resumo: A idéia de a pesquisa ser um tema interdisciplinar foi proposta pelo fato do curso deste mestrado também ser interdisciplinar. O presente estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório sobre a repercussão e potencialidade do blog, cuja temática é a educação ambiental. Esta pesquisa propôs investigar espaços da cibercultura que favorece cada vez mais a comunicabilidade que em outros espaços não seriam viáveis. Estes espaços virtuais, os blogs, criados inicialmente como um recurso de apoio no meio jornalístico e como diário pessoal, têm se mostrado um recurso notável para discussão de assuntos de interesse coletivo e mobilização, além disso, tem se mostrado um espaço bastante propício para o aprendizado e a disseminação do conhecimento. A investigação se deu com o mapeamento dos blogs brasileiros mais conhecidos sobre educação ambiental divulgados na mídia corrente (televisão, revista, jornais etc.), na Internet e pelos profissionais especialistas no tema: jornalistas, biólogos e educadores. Deste mapeamento selecionamos 4 (quatro) blogs brasileiros que abordam o tema educação ambiental, foram eles: Blog do Planeta, Blog Planeta Sustentável, Blog Faça a sua parte e Blog Envolverde. A estratégia de investigação adotada foi a análise de conteúdo a partir de registros nos blogs. Os resultados apontam o poder das redes sociais na disseminação de informações sobre o meio ambiente e educação ambiental, e de como lidar com as questões do planeta e o meio ambiente nas redes sociais, sob diversos aspectos (mudanças climáticas, preservação ambiental, consciência cidadã, água, lixo etc), configurando-se como um espaço valioso de debate, mobilização social e construção coletiva do conhecimento. A temática (mudanças climáticas) foi a mais comentada e abordada nos blogs, essa disposição converge para a temática principal abordada no Encontro em Copenhagen, ocorrido em dezembro de 2009.
Abstract: The idea of research is an interdisciplinary subject was proposed because the course of this Masters also be interdisciplinary. This study refers to a qualitative exploratory research on the impact and potential of the blog, whose theme is environmental education. This research proposes to investigate areas of "cyberspace" that increasingly favors the responsiveness that the other places would not be viable. These virtual spaces, blogs, initially created as a resource of support among journalists and as personal diary, have sho n a remarkable resource to discuss matters of collective interest and mobilization, moreover, has proved to be a very appropriate for the learning and knowledge dissemination. The investigation was held with the mapping of the best known Brazilian blogs on environmental education published in mainstream media (television, magazine, newspapers, etc..), The Internet and by professional experts on the subject: journalists, biologists and educators. This mapping we selected four (4) Brazilian blogs that address environmental education, they were: Blog Planet, Sustainable Planet Blog, Blog Do your part and Envolverde Blog. The research strategy adopted was a content analysis of records from the blogs. The results show the power of social networks in disseminating information about the environment and environmental education, and how to deal with the issues of the planet and the environment in social networks in several respects (climate change, environmental preservation, social consciousness, water , garbage, etc.), configuring itself as a valuable space for debate, social mobilization and collective knowledge construction. The theme (climate change) was the most talked about and discussed in blogs, that will converge to the main theme discussed at the meeting in Copenhagen, in December 2009.
Palavras-chave: blog;  educação ambiental;  cibercultura;  blog;  environmental education;  cyberculture
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2053
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13701
Data de defesa: 31-Mar-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2053/1/Edlaine%20Carvalho%20Botto%20Targino.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.