Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13700
Tipo do documento: Dissertação
Título: O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
Autor: Barcala, Valter Aparecido
Primeiro orientador: Feijó, Martin Cezar
Primeiro membro da banca: Contier, Arnaldo Daraya
Segundo membro da banca: Frederico, Celso
Resumo: O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos.
Abstract: This essay intends to depict the pedagogical workability of the cinema, mainly to the Secondary School students, referring to the movie Eles Não Usam Black-Tie , produced and directed by Leon Hirszman in 1981. Making the analysis and decoupage of the movie, it was delineated a relation between Cinema and History. After the collecting of social and historical facts presented in the movie, it was proposed a methodology of work through cinematographic opus and the historical contextualization concerning about the presented topic. The central purposes of this study are the accomplishments of the integration of the Brazilian cinema to the quotidian of students in their classrooms, becoming the cinema a dynamical tool, allowing a contextualized learning about historical subjects.
Palavras-chave: história;  cinema;  educação;  metodologia de ensino;  history;  cinema;  education;  teaching methodology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2052
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13700
Data de defesa: 11-Ago-2006
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2052/1/Valter%20Aparecido%20Barcala.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.