Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13697
Tipo do documento: Dissertação
Título: O sangue na obra de arte: como imagem, como meio de expressão e suas implicações no fazer artístico
Autor: Queiroz, Antonio Xavier de
Primeiro orientador: Stori, Norberto
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Nardin, Ermelindo
Resumo: Esta pesquisa é um convite à ação , ao exercício do olhar, a um olhar atento, diferenciado sobre o elemento orgânico sangue , que ora é representado, ora é apresentado e materializado como veículo expressivo na obra de arte, em diferentes momentos da história da Arte. Serão analisadas obras de diferentes artistas, tais como Pietro Lorenzetti, Mathias Grünewald, Annibale Carracci, Michelangelo Merisi, Caravaggio, Artemisia Gentileschi, Francisco Goya, Pedro Américo, Gustave Moreau, Frida Kahlo, Hermann Nitsch, Ana Mendieta, Gina Pane, Chris Burden, Artur Barrio, Karin Lambrecht, Marc Quinn, Betina Sor, Vanessa Tiegs e Regina José Galindo, em trabalhos em que o sangue se faz presente.
Abstract: This research is an invitation to the act of looking, or, in other words, to an intimate "action" towards such a different organic element called Blood, which can be either represented, or materialistically presented as a significant vehicle in the artwork at different times of Art History. Such evolution of Blood as a sthetic material will be done by analyzing the works of different artists such as: Pietro Lorenzetti, Mathias Grünewald, Annibale Carracci, Caravaggio, Artemisia Gentileschi, Francisco Goya, Pedro Américo, Gustave Moreau Frida Kahlo and Candido Portinari. Hermann Nitsch, Ana Mendieta, Gina Pane, Chris Burden, Artur Barrio, Karin Lambrecht, Marc Quinn, Betina Sor, Vanessa Tiegs e Regina José Galindo are contemporary artists, most of them representative either of the so called Body Art or of other innovative styles born after the Second World War or of Vietnam War or after 1968 movements. Anyway, all of them have blood as a fundamental and meaningful element, and this is what will be focused in this work.
Palavras-chave: arte contemporânea;  ação;  sangue;  corpo como suporte;  analise de pintura;  materiais precários;  materiais perecíveis;  campo de ação;  performances;  instalações;  contemporary art;  action;  blood;  body as a support;  analysis of painting;  precarious materials;  perishable materials;  field action;  performances;  installation
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2049
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13697
Data de defesa: 18-Mar-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2049/1/Antonio%20Xavier%20de%20Queiroz.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.