Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13683
Tipo do documento: Dissertação
Título: Trabalho docente com softwares educacionais: estudo de caso sobre projeto de informática com alunos do ensino fundamental I em uma escola na rede pública estadual
Autor: Gumiero, Paulo Sergio
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise investigativa sobre as possibilidades do trabalho com projetos utilizando o computador na prática docente. Este trabalho retrata a experiência do projeto pedagógico realizado numa escola estadual na cidade de Mauá-(SP), que teve a duração de quatro anos (2003 a 2006). O objetivo estava centrado na vivência de alunos e educadores do 2º ao 5º ano (1ª à 4ª série), no uso de novos recursos tecnológicos, dentro de uma perspectiva metodológica que favorecesse a construção do conhecimento em uma ação interdisciplinar. Por meio de três eixos de estudo tecnologias, formação docente e projetos de trabalho, permitiu uma reflexão e análise do papel da informática no cenário histórico nacional, assim como, estabelecer um questionamento do significado do computador no ambiente escolar e o papel do professor neste contexto diante de novos paradigmas educacionais. Diante dos dados coletados concluiu-se que o projeto representou mudanças no cotidiano da prática docente. O educador pode perceber as inúmeras possibilidades que o computador representa no processo de ensino aprendizagem, mas sinalizando as dificuldades tanto no aspecto pedagógico como a infra-estrutura no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar utilizando o laboratório de informática na escola.
Abstract: This work aims the analysis of the possibilities of working with projects using the computer in teaching practice. This research shows the experience of a pedagogical project realized in a school in Mauá City, São Paulo State, in Brazil. This project had been happening for four years (from 2003 until 2006). The aim was centered in the experience of teachers and students from second to fifth year, using new technologic resources, inside a methodological perspective that the grow of knowledge in an interdisciplinary action. Through three of studying: Technologies, teachers formation and project of work allowed us to reflect and analyze the paper of computing in the historical national scenery, just as, in establishing a discussion of the meaning about the use of computer in the scholar environment , and about the paper of the teacher in this context by the new educational paradigm. The teachers could see many possibilities that the computer represents in the process of learning. They signalized some difficulties in pedagogical aspect and in a development of a project using the computing laboratory of the school.
Palavras-chave: formação docente;  tecnologias de informação e comunicação;  softwares educacionais;  ensino aprendizagem;  teachers education;  technologies of information and communication;  educational software;  learning and teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2033
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13683
Data de defesa: 8-Fev-2010
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2033/1/Paulo%20Sergio%20Gumiero.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.