Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13681
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas na construção da inclusão
Autor: Trainoti, Dirce
Primeiro orientador: Ambrogi, Ingrid Hötte
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento do processo inclusivo no Colégio Consolata; como os professores, em seu cotidiano, vão percebendo e se interando de que estão tecendo esse processo. Duas professoras narram suas experiências de vida, dedicadas à educação e ao trabalho com crianças, com dificuldade de aprendizagem e mostram como é possível, a partir do dia-a-dia, construir um novo olhar para a relação professor-aluno, para a diversificação de metodologias, para a formação continuada e para a utilização de novos referenciais que permitam uma pratica inclusiva. Nesse sentido, o foco principal é a inclusão construída, e edificada passo a passo, proporcionando uma aprendizagem construtiva e significativa. São nas escolas que começam a despontar as pequenas e grandes diferenças, que se tornam as pequenas e grandes desigualdades, e dentro desse contexto que se deve aprender a conviver com as diferenças.
Abstract: This research aims to investigate the development of an inclusive process in the College Consolata as teachers in their daily lives, will be interested and realizing that they are weaving this process. Two teachers recount their experiences of life, dedicated to education and work with children with learning disabilities and show how you can, from day to day, building a new look at the teacher- tudent relationship, diversification methodologies for the continued education and the use of new standards that allow for inclusive practice. In this sense, the main focus is the inclusion built, and built up step by step, providing a constructive and meaningful learning. They are in schools that begin to emerge from small and large differences, which become small and high inequality, and within that context that we must learn to live with differences.
Palavras-chave: inclusão;  dificuldades de aprendizagem;  professor-aluno;  ensino-aprendizagem;  ação pedagógica;  inclusion;  learning disabilities;  teacher-student;  teaching and learning;  pedagogical action
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2031
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13681
Data de defesa: 15-Dez-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2031/1/Dirce%20Trainoti.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.