Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13679
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os limites e possibilidades do emprego de multimídias no ensino de arte no municípo de Abaetetuba/Pará
Autor: Ferreira Junior, Angelino Gomes
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues
Resumo: Um problema considerável que temos enfrentado nas práticas educativas em Artes, junto aos alunos ribeirinhos do Ensino Modular de Abaetetuba, no Estado do Pará, diz respeito à pauperidade de estrutura física e tecnológica adequada. Por outro lado, o propósito dos PCNs em Arte, direcionado a todos os alunos da educação básica do Brasil, imprime ao professor a missão de ser mediador propositor, que apresenta e articula a produção do conhecimento nessa área, através das experiências artísticas, estéticas e culturais produzidas pelo homem ao longo da historia da humanidade, do seu contexto atual, e de sua própria produção. Diante desta problemática, objetivamos investigar os limites e possibilidades de produzir nestes alunos ribeirinhos uma experiência estética virtual, por meio de pesquisa em recursos multimídias, em especial a internet, com o recorte do Patrimônio Cultural do Pará, mesmo que estes ainda não tenham acesso direto a ela. Com o intuito de avaliar se essas novas ferramentas tecnológicas podem vir a ajudar estes alunos a terem um ganho qualitativo na construção do conhecimento em arte realizou-se uma pesquisa de intervenção participativa de tipo analíticodescritiva no contexto escolar da escola E.M.E.F.M. João Maria na comunidade Rio Doce e no laboratório de informática da E.E.E.F.M. Pedro Teixeira, ambos no Município de Abaetetuba, envolvendo os discentes de uma turma de 8ª do Ensino Fundamental, e do 1º ano do Ensino Médio. A análise dos dados da pesquisa aponta que as aulas de arte se mostram consideravelmente mais estimulantes, sob a perspectiva dos alunos, quando apoiadas com o suporte das novas ferramentas pedagógicas advindas da profusão das novas tecnologias no mundo agregadas a educação.
Abstract: We have faced a serious problem concerning Art educational practices towards students who live along rivers in Abaetetuba, State of Pará. The educational system set up in modules works in a lack of technology and appropriate structure. On the other hand we have the Art PCNs for basic level education all around Brazil. PCNs give teachers the mission of being a proposer and facilitator, the one who shows and articulate Art skills through artistic, esthetical, and cultural experiences produced by people all over the mankind history, taking on account their own present-day context, and their own production.Facing these major problems, our goal is to understand the limits and possibilities of enabling students of river areas an esthetical on-line experience by using internet as a way for searching State of Pará s heritage, even though students have never used this kind of technology. Trying to figured out whether these new technological tools help or not students improve their self-building knowledge in Art, a participative intervention research, an analytical descriptive one, was set among students at a public school for middle and high school levels called João Maria, in Rio Doce community, by the use of a computer room of another school called Pedro Teixeira, both schools belong to Abaetetuba City, in Pará. We worked in the middle school with a group of eighth grade students, and in the high school with a group of freshmen. The analysis of datas we gathered through this search shows us an improvement in Art classes when the use of new pedagogical tools, which origins by the union of new technologies era and Education, is made.
Palavras-chave: arte-educação;  mediação;  patrimônio cultural;  Internet;  comunidades ribeirinhas da Amazônia;  art-education;  facilitation;  heritage;  Internet;  riparian communities of the Amazon
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2024
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13679
Data de defesa: 27-Ago-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2024/1/Angelino%20Gomes%20Ferreira%20Junior.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.