Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13672
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte e matemática em Mondrian
Autor: Zaleski Filho, Dirceu
Primeiro orientador: Almeida, Jane Mary Pereira de
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: D´ambrosio, Ubiratan
Resumo: Esta dissertação pesquisou a aproximação da Arte e da Matemática na obra do Pintor Piet Mondrian (1872-1944) e como a obra desse artista contribui para o ensino-aprendizagem em Matemática e para a criação da Matemática Visual. O trabalho foi desenvolvido buscando, ao longo da história, razões para aproximações e afastamentos entre essas áreas do conhecimento e sobre o reconhecimento da importância sociocultural dessas áreas. Pesquisou-se a influência desses fatores sobre o processo de ensino-aprendizagem da Arte em Matemática e vice-versa. Em seguida, foi realizado um estudo sobre a trajetória do artista mostrando como e por que aconteceu essa aproximação em sua obra. Na seqüência, foram feitos estudos relativos ao Brasil sobre o processo de industrialização e o desenvolvimento da educação; a história da Matemática; a Matemática escolar; o ensino de Arte. É também apresentado um relato das experiências vividas pelo autor desta dissertação como professor de Matemática e Desenho Geométrico - embasadas nos estudos anteriores, que identificam razões para que o ensino da Matemática e da Arte na escola fossem tão comprometidos no decorrer da história da educação brasileira. Esses fatos também ocasionaram a manutenção desse afastamento. Foi realizada uma reflexão sobre a importância da aproximação da Arte e da Matemática, em particular da Arte e Matemática em Mondrian. Essa aproximação aliada à informática, pode ser considerada uma das primeiras contribuições à criação da Matemática Visual que é hoje um poderoso instrumento de auxílio na resolução de problemas.
Abstract: EL ARTE Y LAS MATEMÁTICAS EN MONDRIAN Esta tesis investigó el acercamiento de las matemáticas en el arte y en la obra del pintor Piet Mondrian (1872-1944) y como la labor del artista contribuye a la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas y la creación de Visual Matemáticas. Se realizó el trabajo de revisar la historia, las razones de las diferencias entre estos enfoques y áreas de conocimiento y el reconocimiento de la importancia de las áreas socioculturales. Se investigó la influencia de estos factores en el proceso de enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas y el arte y viceversa. A continuación, se realizó un estudio sobre la trayectoria del artista que muestra cómo y por qué ocurrió este enfoque en su trabajo. A continuación, se realizaron estudios relacionados con el Brasil sobre el proceso de industrialización y desarrollo de la educación, la historia de las matemáticas, la matemática escolar, la enseñanza del arte. También presentó un informe de experiencias por el autor de este ensayo - como profesor de matemática y geométrica de Diseño - sobre la base de estudios anteriores, determinar las razones por las que la enseñanza de las matemáticas y el arte en la escuela estaban tan comprometidos en la historia de la educación brasileña. Estos hechos también condujo a mantener esa distancia. Fue una reflexión cerca de la importancia del acercamiento del arte y las matemáticas, en particular, el Arte y las Matemáticas en Mondrian. Este enfoque, junto con las computadoras, puede ser considerada como una de las primeras contribuciones a la creación de Visual Matemáticas se ha convertido en un poderoso instrumento para ayudar en la solución de problemas.
Palavras-chave: arte;  matemática;  Mondrian;  educação no Brasil;  ensino-aprendizagem;  arte;  matemáticas;  Mondrian;  educación de Brasil;  enseñanza-aprendizaje
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2015
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13672
Data de defesa: 7-Ago-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2015/1/Dirceu%20Zaleski%20Filho.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.