Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTinoco, Felipe Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:31Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:06:27Z-
dc.date.available2009-09-10pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:06:27Z-
dc.date.issued2009-03-10pt_BR
dc.identifier.citationTINOCO, Felipe Ribeiro. Contribuição das ações de educação corporativa na disseminação de uma cultura de responsabilidade ambiental. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2012-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13669-
dc.description.abstractMost people spend a considerable amount of their time in a corporate environment; therefore it is a natural consequence that education becomes also an important matter to business corporations. It is increasingly recognized that the modern state appears to have failed to provide Education to all members of society. This has led to increasing roles in education performed by non-government organizations (NGOs) and the private sector. Nowadays, not only have corporate education programs become essential for a business to accomplish its strategies but these programs also have filled some of the gaps of traditional education. At the same time, the modern corporation is under increasing pressure to respect and preserve the natural environment and to be sustainable. For this reason, there is a close relationship between the role business play in education and a growing public concern about the natural environment. This dissertation analyses how Senac an organization that presents itself as environmentally responsible and that has a structured corporate education program disseminates values and attitudes regarding environmental management within its human resources development strategies and process. After having described and evaluated the course on Environmental Education offered by Senac to its employees and after having applied the Collective Subject Speech methodology, this research findings show that (i) Senac formally communicates and disseminates its environmentally responsible culture to its employees; (ii) the course on Environmental Education has succeeded in drawing employee s attention to issues regarding the subject; (iii) employees are acting within their own communities to help develop them, encouraged by the course.eng
dc.description.sponsorshipFundo Mackenzie de Pesquisapt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação corporativapor
dc.subjectresponsabilidade ambientalpor
dc.subjectcapacitaçãopor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectcorporate educationeng
dc.subjectenvironmental responsibilityeng
dc.subjectqualificationeng
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.titleContribuição das ações de educação corporativa na disseminação de uma cultura de responsabilidade ambientalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoQuando as pessoas passam a maior parte de seu tempo dentro do ambiente corporativo, é natural, também, que educação faça parte deste espaço e que exerça influência sobre elas. A partir da observação de que a ação de educar deixou de ser, em seu sentido mais amplo, papel exclusivo do Estado, pressupõe-se que este, por não cumprir eficazmente esse papel, deixa brechas para que o chamado Terceiro Setor e a iniciativa privada exerçam, na atualidade, papéis cada vez mais importantes no processo educativo. Nas empresas, os processos de educação corporativa, além de estratégicos para os negócios, preenchem certas lacunas deixadas pelo ensino oficial. Paralelamente, destaca-se a pressão social sobre as empresas em relação às questões ambientais, à busca pela sustentabilidade e ao respeito à preservação dos recursos naturais. Estabelecido o vínculo entre o papel das empresas na educação e a crescente preocupação com a questão ambiental, esta pesquisa analisa como o Senac, uma empresa que se mostra à sociedade como ambientalmente responsável e que tem estruturado um projeto de educação corporativa, dissemina valores e atitudes de gestão ambiental, nos seus processos internos de desenvolvimento de pessoas. Por meio da descrição e avaliação do curso de Educação Ambiental oferecido aos seus funcionários e da utilização do método do Discurso do Sujeito Coletivo, concluiu-se que o Senac transmite, oficialmente, aos que lá trabalham seus funcionários, sua cultura de responsabilidade ambiental e que o curso despertou a atenção dos participantes para as questões ligadas ao tema. Verificou-se, ainda, a existência de ações dos próprios funcionários, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades, estimulados pelos programas de educação corporativa da instituição.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3034146185949692por
dc.contributor.advisor1Sanchez, Petra Sanchezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799por
dc.contributor.referee1Mizukami, Maria da Graça Nicolettipt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481por
dc.contributor.referee2Philippi Jr, Arlindopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5256254337538114por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4326/Felipe%20Ribeiro%20Tinoco.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2012/1/Felipe%20Ribeiro%20Tinoco.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.