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http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13669
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Contribuição das ações de educação corporativa na disseminação de uma cultura de responsabilidade ambiental |
Autor: | Tinoco, Felipe Ribeiro |
Primeiro orientador: | Sanchez, Petra Sanchez |
Primeiro membro da banca: | Mizukami, Maria da Graça Nicoletti |
Segundo membro da banca: | Philippi Jr, Arlindo |
Resumo: | Quando as pessoas passam a maior parte de seu tempo dentro do ambiente corporativo, é natural, também, que educação faça parte deste espaço e que exerça influência sobre elas. A partir da observação de que a ação de educar deixou de ser, em seu sentido mais amplo, papel exclusivo do Estado, pressupõe-se que este, por não cumprir eficazmente esse papel, deixa brechas para que o chamado Terceiro Setor e a iniciativa privada exerçam, na atualidade, papéis cada vez mais importantes no processo educativo. Nas empresas, os processos de educação corporativa, além de estratégicos para os negócios, preenchem certas lacunas deixadas pelo ensino oficial. Paralelamente, destaca-se a pressão social sobre as empresas em relação às questões ambientais, à busca pela sustentabilidade e ao respeito à preservação dos recursos naturais. Estabelecido o vínculo entre o papel das empresas na educação e a crescente preocupação com a questão ambiental, esta pesquisa analisa como o Senac, uma empresa que se mostra à sociedade como ambientalmente responsável e que tem estruturado um projeto de educação corporativa, dissemina valores e atitudes de gestão ambiental, nos seus processos internos de desenvolvimento de pessoas. Por meio da descrição e avaliação do curso de Educação Ambiental oferecido aos seus funcionários e da utilização do método do Discurso do Sujeito Coletivo, concluiu-se que o Senac transmite, oficialmente, aos que lá trabalham seus funcionários, sua cultura de responsabilidade ambiental e que o curso despertou a atenção dos participantes para as questões ligadas ao tema. Verificou-se, ainda, a existência de ações dos próprios funcionários, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades, estimulados pelos programas de educação corporativa da instituição. |
Abstract: | Most people spend a considerable amount of their time in a corporate environment; therefore it is a natural consequence that education becomes also an important matter to business corporations. It is increasingly recognized that the modern state appears to have failed to provide Education to all members of society. This has led to increasing roles in education performed by non-government organizations (NGOs) and the private sector. Nowadays, not only have corporate education programs become essential for a business to accomplish its strategies but these programs also have filled some of the gaps of traditional education. At the same time, the modern corporation is under increasing pressure to respect and preserve the natural environment and to be sustainable. For this reason, there is a close relationship between the role business play in education and a growing public concern about the natural environment. This dissertation analyses how Senac an organization that presents itself as environmentally responsible and that has a structured corporate education program disseminates values and attitudes regarding environmental management within its human resources development strategies and process. After having described and evaluated the course on Environmental Education offered by Senac to its employees and after having applied the Collective Subject Speech methodology, this research findings show that (i) Senac formally communicates and disseminates its environmentally responsible culture to its employees; (ii) the course on Environmental Education has succeeded in drawing employee s attention to issues regarding the subject; (iii) employees are acting within their own communities to help develop them, encouraged by the course. |
Palavras-chave: | educação corporativa; responsabilidade ambiental; capacitação; educação ambiental; corporate education; environmental responsibility; qualification; environmental education |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Presbiteriana Mackenzie |
Sigla da instituição: | UPM |
Departamento: | Educação, Arte e História |
Programa: | Educação, Arte e História da Cultura |
Citação: | TINOCO, Felipe Ribeiro. Contribuição das ações de educação corporativa na disseminação de uma cultura de responsabilidade ambiental. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2012 http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13669 |
Data de defesa: | 10-Mar-2009 |
metadata.dc.bitstream.url: | http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2012/1/Felipe%20Ribeiro%20Tinoco.pdf |
Aparece nas coleções: | Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis |
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