Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13668
Tipo do documento: Dissertação
Título: O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem
Autor: Fragoso, Maria Isabel Pedroso
Primeiro orientador: Ambrogi, Ingrid Hötte
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Andrade, Maria de Fátima Ramos de
Resumo: A busca por resultados cada vez mais satisfatórios é uma constante na vida do professor. É consenso que o sucesso do processo ensino-aprendizagem não se dá somente pela formação acadêmica do profissional da educação, mas também pelo bom relacionamento estabelecido com o aluno, além, é claro, da autonomia do discente na construção do seu conhecimento. Para isso a interdisciplinaridade é imprescindível. Essa pesquisa tem por objetivo principal discutir a prática pedagógica por meio de projetos interdisciplinares, bem como apresentar resultados concretos do projeto Por mares nunca dantes navegados, desenvolvido com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Albert Sabin.
Abstract: The search for results more and more satisfactory is a constant in the teacher's life. It is consensus that the process teaching-learning success only does not give only by the education professional's academic formation, but also by the good relationship established with the student, besides, for sure, teacher s autonomy in the construction of his knowledge. For that interdiscplinary is essential. This research has for main goal to argue the pedagogical practice through interdisciplinary projects, as well as to present concrete results of the project "By seas never navigated before", developed with students of the 9th year of high school from l Albert Sabin School.
Palavras-chave: trabalho por projeto;  interdisciplinaridade;  aprendizagem;  formação docente;  relação professor-aluno;  work by project;  interdisciplinary;  learning;  educational formation;  teacher-student relationship
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: FRAGOSO, Maria Isabel Pedroso. O projeto interdisciplinar como diferencial motivador num contexto de aprendizagem. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2008
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13668
Data de defesa: 29-Jan-2009
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2008/1/Maria%20Isabel%20Pedroso%20Fragoso.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.