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Tipo do documento: Dissertação
Título: A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História
Autor: Elias, Maria Beatriz de Campos
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Allegretti, Sônia Maria de Macedo
Resumo: No cenário atual da sociedade da informação, as novas tecnologias da comunicação e da informação vêm afetando em particular o mundo do trabalho e o da educação. Mas as mensagens multimídias, que já invadiram as salas de aula, realmente funcionam? Sim, responde Richard Mayer, ao propor sua teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. E na prática, como os professores vêm utilizando os recursos tecnológicos de que dispõem? Em busca da resposta a essa pergunta, fez-se uma imersão de dez dias no Colégio Portinari, de Salvador, onde leciona um professor de História que constrói suas próprias sequências multimídias.
Abstract: In the current scenery of the information society, the new communication and information tecnologies are affecting especially the professional and educational worlds. But do the multimedia messages, that already invaded classrooms, really work? Richard Mayer s answer is yes, as he proposes his multimedia cognitive learning theory. And how have teachers been applying these techonological resources they now have access to? In order to answer this question, a ten day imersion was made on the Colégio Portinari in Salvador, concerning especially a history course in which the teacher uses multimedia sequences made by himself.
Palavras-chave: novas tecnologias da comunicação;  novas tecnologias da informação;  mensagens multimídias, teoria cognitiva da aprendizagem multimídia;  new communication tecnologies;  new information tecnologies;  multimedia messages;  multimedia cognitive learning theory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: ELIAS, Maria Beatriz de Campos. A potencialidade pedagógica do uso da lousa eletrônica: uma experiência em aulas de História. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1988
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13659
Data de defesa: 18-Ago-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1988/1/Maria%20Beatriz%20de%20Campos%20Elias.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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