Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13657
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007
Autor: Lima, Eduardo Henrique de Matos
Primeiro orientador: Contier, Arnaldo Daraya
Primeiro membro da banca: Fiamenghi Jr, Geraldo Antônio
Segundo membro da banca: Mojola, Celso Antonio
Resumo: Trata-se de um estudo de caso sobre o Projeto de Educação Musical de Crianças, desenvolvido em uma instituição do terceiro setor, localizada em Belo Horizonte/MG - Projeto Som na Luz de Educação Musical Não-formal. Foi adotado como referenciais teórico-metodológicos para a realização deste trabalho: a natureza epistemológica da proposta triangular da professora Ana Mae Barbosa e sua abordagem sobre Arte/Educação; o Ensino pré-figurativo e o espírito criador do músico, compositor e professor Koellreutter e; a Abordagem Sócio-cultural da Educação Musical com base nos estudos da professora Margarete Arroyo. Foi realizado um levantamento e uma análise dos trabalhos desenvolvidos no projeto, assim como os resultados alcançados entre os meses de abril de 2006 e julho de 2007. Pretende-se com essa pesquisa contribuir com o processo de análise e reflexão sobre as práticas e possibilidades da Educação Musical de crianças na contemporaneidade, com ênfase em propostas não-formais de ensino e aprendizagem.
Abstract: It is a study about a case on the Project of Musical Education of Children, developed in an institution of the third section, located in Belo Horizonte/MG - Project Sound in the Light of No-formal Musical Education. It was adopted as theoreticalmethodological referential for the accomplishment of this work: the epistemological nature of Teacher's Ana Mae Barbosa triangular proposal and her approach on Art/Education; the pré-figurative Teaching and the musician's creative spirit, composer and teacher Koellreutter and the sociocultural Approach of the Musical Education based on the teacher Margarete Arroyo's studies. There were accomplished a research and an analysis of the works developed in the project, as well as the reached results from April 2006 to July 2007. It is intended with that research to contribute with the process of analysis and reflection about the practices and possibilities of the Musical Education of children in the contemporaneity, with emphasis in the no-formal proposals of teaching and learning.
Palavras-chave: educação musical;  educação não-formal;  arte-educação;  contemporaneidade;  musical education;  no-formal education;  art-education;  contemporaneity
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: LIMA, Eduardo Henrique de Matos. Educação musical não-formal: estudo de caso do projeto som na luz - Belo Horizonte/MG - 2006-2007. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1986
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13657
Data de defesa: 18-Ago-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1986/1/Eduardo%20Henrique%20de%20Matos%20Lima.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.