Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13652
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação musical: aprendendo com o trabalho social de uma orquestra de violões
Autor: Weizmann, Claudio
Primeiro orientador: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Primeiro membro da banca: Stori, Norberto
Segundo membro da banca: Joly, Ilza Zenker Leme
Resumo: O presente estudo mostra as possibilidades educacionais ainda pouco compreendidas e exploradas no ensino musical, utilizando para isto os resultados do projeto sóciocultural- musical denominado Orquestra Sinfonia do Cerrado. Este projeto foi construído nos princípios da prática educacional crítico-reflexiva e estruturado nas dinâmicas do ensino coletivo na sala de aula em comunidades de aprendizagem, criando as condições e credibilidade para um trabalho que atendesse às necessidades sociais e culturais, respeitando a condição dos jovens e propondo transformações sem perder o foco na qualidade artística. O profissionalismo, a clareza de objetivos e a construção de linguagens e metodologias nortearam a prática artístico-educativa, influenciando o planejamento, o desenvolvimento, o repertório e os resultados do projeto, que também ecoam na vida familiar e social dos adolescentes. Esta prática determinou elevados valores de qualidade musical, auto-realização e conscientização social e humanística, democratização e inclusão cultural destes jovens de famílias de baixa renda que participam de uma Associação Cultural no interior de Goiás. Esta pesquisa mostra a complexidade tanto das ações do projeto cultural, que envolvem a música, a aula, o aluno, o professor e a sociedade, como da metodologia utilizada que consegue abordar a multidirecionalidade teórica necessária para a investigação sincrônica dos fatores pedagógicos, histórico-culturais e dos saberes específicos musicais.
Abstract: The present thesis seeks to examine the still little understood and under-explored potential of music education, based on the analysis of the results of a socio-cultural musical project, the Orquestra Sinfonia do Cerrado. This project was built around the principles of a critical-reflective educational practice, and structured within the dynamics of a collective teaching process pertinent to learning communities, establishing the necessary conditions and credibility for work that could attend to social and cultural necessities, with a respect for the peculiarities of the young students involved, yet without abandoning a strong focus on artistic quality. A drive for professionalism, clarity of goals, and the construction of languages and methodologies guided the artistic and educational practice, orienting the planning, development, repertoire and results of the project, which also had consequences over the social and family life of the participants. The project resulted in highly elevated values of musical quality, self-accomplishment and social and humanistic awareness of the teenaged students, as well as the political and cultural empowerment of these low-income adolescents from an NGO based on the state of Goiás, Brazil. The research here reported shows the complexity of the cultural project itself, which ties music, lessons, students, teachers and society together, as well as the complexity of the methodology employed in order to deal with the theoretical multidimensionality required in order to establish a synchronic investigation of pedagogical, historical, and cultural factors, along with the specific musical knowledge acted upon.
Palavras-chave: música;  comunidade;  aprendizagem;  projeto cultural;  prática artístico-educativa;  educação musical;  adolescente;  ensino coletivo-investigativo de instrumento;  music;  communities;  learning;  cultural project;  artistic educational practice;  music education;  adolescents;  collective teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: WEIZMANN, Claudio. Educação musical: aprendendo com o trabalho social de uma orquestra de violões. 2008. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1977
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13652
Data de defesa: 4-Ago-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1977/1/Claudio%20Weizmann.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.