Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13647
Tipo do documento: Dissertação
Título: Parâmetros para a construção de perfil docente no ensino jurídico da atualidade
Autor: Damião, Regina Toledo
Primeiro orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Primeiro membro da banca: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Segundo membro da banca: Shimura, Sergio Seiji
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar a formação docente do Ensino Superior em perspectiva histórica para acompanhar sua evolução e seus problemas. Depois de indicar algumas características da sociedade contemporânea, o estudo acompanha as modificações do conceito de docência para o Ensino Superior. A seguir, a pesquisa estuda a legislação específica para os cursos jurídicos, verificando suas transformações e seus indicadores de ensino de qualidade. Finalmente, a pesquisa fixa parâmetros para a construção de um perfil docente para o ensino jurídico da atualidade.
Abstract: The objective of the present research is to investigate the educational formation of the Higher Education in historical perspective to follow its evolution and problems. After indicating some characteristics of the contemporary society, the study accompanies the modifications of the teaching profession concept for the higher education. Soon after, the research studies the specific legislation for the juridical courses, verifying its transformations and its indicators of quality teaching. Finally, the research establishes parameters for the construction of an educational profile for the juridical teaching of the present time.
Palavras-chave: ensino superior;  docente;  docência;  legislação;  ensino jurídico;  higher education;  teacher;  teaching profession;  juridical teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: DAMIÃO, Regina Toledo. Parâmetros para a construção de perfil docente no ensino jurídico da atualidade. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1970
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13647
Data de defesa: 12-Dez-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1970/1/Regina%20Toledo%20Damiao.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.