Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13646
Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE
Autor: Rocha, Sylvana dos Santos
Primeiro orientador: Peña, Maria de Los Dolores Jimenez
Primeiro membro da banca: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Segundo membro da banca: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: O presente trabalho trata de um estudo exploratório sobre as percepções dos gestores educacionais e de empresas a respeito do ingresso de estudantes egressos cursos de Graduação a Distância. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho exploratório e os dados foram coletados do banco do Centro de Integração Empresa Escola-CIEE, entrevistas semi- estruturadas com gestores educacionais e de empresas. Constatou-se que, apesar da Educação a Distância EAD, no Brasil, estar em ampla expansão, e apresentar um novo paradigma na educação superior brasileira , depara-se com um cenário de descrédito, preconceito e falta de conhecimento do meio empresarial investigado. A pesquisa ressalta a dicotomia entre o mundo da educação e do trabalho, com necessidade urgente de superação, para atender às demandas da sociedade do conhecimento.
Abstract: This work is an exploratory study on the perceptions of corporations and educational administrators, concerning their acceptance of students coming from long distance graduation courses. The methodology used was qualitative, exploratory and the data has been collected from Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), using semi-structured interviews with corporative and educational administrators. It has been concluded that although Long Distance education in Brazil is still in full growth and presents a new paradigm for Brazilian University Education, we are faced with a scenery in which there is discredit, prejudice and lack of knowledge about the corporative environment investigated. Our research emphasizes the dichotomy formed by education and work, with an urgent need for overcoming, in order to meet the demand of knowledge society.
Palavras-chave: educação superior;  educação a distância;  prática profissional;  estágio de estudantes;  university education;  long distance education;  professional practice;  students training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: ROCHA, Sylvana dos Santos. A percepção de gestores educacionais e empresariais sobre o ingresso de estudantes de graduação a distância em programas de estágios: um estudo exploratório a partir do CIEE. 2008. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1968
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13646
Data de defesa: 22-Fev-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1968/1/Sylvana%20dos%20Santos%20Rocha.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.