Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13642
Tipo do documento: Dissertação
Título: As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa
Autor: Carvalho, Francione Oliveira
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Contier, Arnaldo Daraya
Segundo membro da banca: Sant´anna, Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon
Resumo: A partir da discussão multiculturalista do filósofo Charles Taylor sobre a questão da identidade, essa pesquisa investiga como as ações humanas e os posicionamentos morais dos professores interferem na abordagem que fazem do negro no cotidiano escolar. Concentra-se na análise das imagens e dos temas afro-brasileiros utilizados pelos professores de História, Arte e Língua Portuguesa da cidade de São Paulo e região metropolitana. Procura esclarecer como as questões multiculturais interferiram no Direito, através das políticas de ações afirmativas e problematiza o conceito de cultura e o espaço que ela tem na escola e na formação dos professores. Aborda as representações dos negros nos livros didáticos e de como a sua identidade foi construída no Brasil através da arte, da imprensa e do debate político. A investigação constata que a capacidade dos professores de se pensar como indivíduo é amplamente determinada por suas interações e experiências sociais. A percepção que eles possuem deles mesmos depende de estruturas cognitivas, afinidades comuns e outras qualificações inscritas num cenário que surge das interações com os diversos grupos sociais. É justamente essa percepção que faz com que diferentes professores façam diferentes tipos de seleção no interior da cultura e comprova que o modo pelo qual a informação é selecionada está ligada às crenças e valores que orientam suas vidas.
Abstract: Charles Taylor`s multiculturalist discussion about identity is the starting point for this research, which investigates how the human actions and the teacher`s moral positions turns out to interfere into the way the negroes issue are taught in schools. It`s focused upon the analysis of images and afro-brazilian themes brought to classes by professors who teach history, arts and portuguese in the city of São Paulo and its metropolitan region. The research tries to explain how the multicultural issues interfere in the law, through positive political actions. It also doubts the meaning of culture and the way it affects schools and teacher`s background. In addition, this work presents the different manners negroes are viewed in didatic books and how their identity was built in Brazil through the arts, the press and the political debate. The investigation concludes that teacher`s ability to think themselves as individuals is largely determined by their interactions and social experiences. The perception those teachers have about themselves depends on cognitive structures, similar interestings and other qualifications, which happen in a scenario raised by different social groups interactions. It`s exactly that perception the resposable for so different choices inside the culture, made by so different teachers. To sum up, it turns out to prove that the way information is selected is directly connected to the values which guide their lives.
Palavras-chave: identidade do professor;  cultura afro-brasileira;  imagens;  escola;  teacher`s identity;  afro-brazilian culture;  images;  school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: CARVALHO, Francione Oliveira. As imagens da cultura negra utilizadas em sala de aula como reflexo da identidade do professor: um estudo sobre a prática e a formação dos professores de História, Arte e Língua Portuguesa. 2008. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1960
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13642
Data de defesa: 22-Jan-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1960/1/Francione%20Oliveira%20Carvalho.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.