Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13640
Tipo do documento: Dissertação
Título: Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945
Autor: Martini, Carina Macedo
Primeiro orientador: Contier, Arnaldo Daraya
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: Aquino, Maria Aparecida de
Resumo: Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945 é uma investigação dos aspectos que contribuíram para o sucesso e apropriação da emissora no sentido de direcionar o rádio como um meio de comunicação de massa. A pesquisa tem por finalidade procurar entender alguns dos motivos que impulsionaram esse quadro tal como a estruturação da emissora como uma empresa de radiodifusão, a exploração devida das características do meio, o pioneirismo das produções e veiculação de alguns gêneros radiofônicos e ainda a influência da publicidade e da propaganda nesse cenário. Dessa forma, é inevitável que se estabeleça o diálogo desse material radiofônico com o contexto político, social e cultural da cidade na época.
Abstract: Rio de Janeiro s National Radio: a study about the consolidation of the broadcasting station during the period of 1936 to1945 is an investigation of the aspects that contributed for the radio success and appropriation in a sense of directing it as a mass media. The research aims to understand some reasons that helped to build up this situation such as the settling of the station as a radio broadcasting organization, the right use for the attributes this media has, the innovation in production and dissemination of some radio genders and, still, the influence of publicity and advertisement on this scenario. This way, is inevitable to establish a dialog between this radiobroadcasted material and the political, social and cultural context in the city at those years.
Palavras-chave: rádio;  rádio Nacional;  gêneros radiofônicos;  publicidade;  propaganda;  Estado Novo;  radio;  National radio;  radio genders;  publicity;  advertisement;  New State
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MARTINI, Carina Macedo. Rádio Nacional do Rio de Janeiro: um estudo da consolidação da emissora no período de 1936 a 1945. 2008. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1958
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13640
Data de defesa: 14-Fev-2008
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1958/1/Carina%20Macedo%20Martini.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.