Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13632
Tipo do documento: Dissertação
Título: Imaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva
Autor: Sato, Adriana Kei Ohashi
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: Moura, Monica
Resumo: A presente pesquisa procura analisar o design como objeto gerador de respostas às expectativas do usuário (jogador) a partir do imaginário coletivo. Por sua vez, este imaginário, tem a sua origem em um determinado contexto sócio-cultural. Considerando o homem como um ser simbólico, este busca o sentido para sua existência por meio da atribuição de significados aos objetos. Tais significados são interpretados pela sociedade criando seus valores, comportamentos e referenciais culturais. Ao longo deste trabalho são apresentados conceitos fundamentais sobre o design e sua presença no contexto sócio-cultural, sendo o design, a linguagem que interpreta e resignifica, a partir do imaginário coletivo, um jogo eletrônico.
Abstract: This work intends to analyze design as the object that generates answers to the user's (gamer's) expectations based on the collective imaginarium. In turn, this imaginarium originates in a specific social-cultural context. Considering men as symbolic beings, they look for the reason of their existence by attribuing meaning to objects. Those meanings are interpreted by society, creating values, behaviors and cultural references. This work presents fundamental concepts about design and its presence in the social-cultural context, being design the language that interprets and re-signify the electronic game based on the collective imaginarium.
Palavras-chave: cultura;  design;  imaginário;  resignificado;  ambiente virtual;  mídia digital;  MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game);  videogame;  culture;  design;  imaginarium;  resignify;  virtual atmosphere;  digital media;  MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game);  videogame
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SATO, Adriana Kei Ohashi. Imaginário e design: resignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva. 2007. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1943
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13632
Data de defesa: 14-Set-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1943/1/Adriana%20Kei%20Ohashi%20Sato.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.