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Tipo do documento: Dissertação
Título: O sarau paulistano na contemporaneidade: Cooperifa - Zona Sul 1980 2006
Autor: Franco, Nilton Ferreira
Primeiro orientador: Contier, Arnaldo Daraya
Primeiro membro da banca: Feijó, Martin Cezar
Segundo membro da banca: Aquino, Maria Aparecida de
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre o sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) como uma nova tradição cultural surgida no início do século XXI, na zona sul da cidade de São Paulo. Devido a seu foco de atuação estar imerso nas fortes tensões de ordem econômica e social, a Cooperifa despertou nosso interesse através de suas atividades inovadoras com a comunidade em torno dos novos papéis que atribuiu à utilização da poesia e ao bar, como meios de revigorar a vida comunitária, através do fomento à cultura. A investigação mostra a evolução do crescimento da Cooperifa, incluindo os propósitos iniciais dos seus líderes e os mecanismos que condicionaram as suas ações, tais como a mídia jornalística, televisiva e informatizada, assim como, o apoio da parceria com o Itaú Cultural, por meio da Lei Rouanet. Na parte final do trabalho é desenvolvido um estudo do sarau sob o olhar das tradições inventadas , que foram extraídas dos conceitos de Eric Hobsbawm. O estudo mostra uma análise da dinâmica interna e externa do sarau, tratando respectivamente de suas rotinas, hábitos e produção poético-literária, assim como do seu papel social, político e econômico em meio à rede social a que pertence, na contemporaneidade.
Abstract: This work presents a study about the soirée of Cooperativa Cultural da Periferia Cooperifa as a new cultural tradition started in the beginning of the XXI century in the South Zone of the city of São Paulo. Due to its acting focus to be immersed in the strong tensions of economic and social order, the Cooperifa woke up our interest through its innovative activities with community related to the new papers it gave to the poetry and bar as means to renew community life through fomenting culture.The investigation shows Cooperifa s growth evolution including their leaders initial propose, and the mechanisms that ruled their actions, such as mass media communication related to journalism, television and informatics, as well as the support of Itaú Cultural based on Rouanet Law. In the last part of the work is developed a study of the soirée under the look of Invented Traditions , which were extracted from Eric Hobsbawm s concepts. The study shows an analyze about the internal an external dynamic of the soirée, treating exclusively of its routine, habits and poetic-literary production, as well its social, politic and economic function in the middle of its social network, in the modern-day.
Palavras-chave: sarau;  tradição inventada;  auto-imagem;  periferia;  poesia;  soirée;  invented tradition;  self-image;  periphery;  poesy
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: FRANCO, Nilton Ferreira. O sarau paulistano na contemporaneidade: Cooperifa - Zona Sul 1980 2006. 2006. 321 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1942
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13631
Data de defesa: 13-Set-2006
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1942/1/NILTON_FRANCO_EAHC.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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