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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Roseli Aparecida de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:43:05Z-
dc.date.available2007-08-14pt_BR
dc.date.issued2006-08-09pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Roseli Aparecida de Oliveira. A experiência formativa - PEC Formação Universitária Municípios - e a articulação dos saberes docentes. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1940-
dc.description.abstractThis paper aims to analyse the knowledge of teachers of Basic School (Cycle I) who participated of the Project PEC Formação Universitária Municípios. For this, the present study has a predominantly qualitative matrix and it intends to make a reflection on the way done by these teachers during the course and the changes that could have occurred in the educational practice of them. Having as reference the studies on knowing and knowledge teaching, we investigate the curricular and methodological proposal of the Program PEC and its consequences in the articulation and mobilization of knowing and knowledge under the view from the teachers-pupils. Beginning from the analysis of educational literature, we set up the historical influences in the formation of teachers and also the research established in the knowledge construction made by those teachers in their educational practical. The methodological way prioritized a qualitative study with the participation of teachers - by interviews - to understand the formative process and its importance in the practical transformation of the educational practice of each one. The analysis of data presents in previous chapters of this paper gives an interpretation of the interwied teachers speech. Finally, in the final chapter, considering the theories and the experiences deeply lived for us as a researcher, we can say that the perspective of the formative process is essential to an educative practice which intends to be transformer and creative.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectformação continuadapor
dc.subjectprática docentepor
dc.subjectconstrução de conhecimentopor
dc.subjectpermanent educationeng
dc.subjectteacher s practiceeng
dc.subjectbasic schooleng
dc.subjectknowledge constructioneng
dc.titleA experiência formativa - PEC Formação Universitária Municípios - e a articulação dos saberes docentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a articulação de saberes de professores do Ensino Fundamental (ciclo I) que participaram da experiência formativa PEC Formação Universitária Municípios na rede de ensino do município de São Paulo. Para isso, o presente estudo tem um cunho predominantemente qualitativo e pretende fazer uma reflexão sobre o caminho percorrido durante o curso e as mudanças que ocorreram na prática educativa desses professores. Tendo com referência os estudos sobre saberes e conhecimentos docentes, investigamos a proposta curricular e metodológica do Programa de Formação e seus reflexos na articulação e mobilização de conhecimentos e saberes, sob a ótica dos professoresalunos. Partindo da análise da literatura educacional, contextualizamos as influências históricas na formação de professores e as pesquisas fundadas na construção de saberes pelos professores em sua prática educativa. O caminho metodológico priorizou um estudo qualitativo com a participação de professoras - por meio de entrevistas -, como forma de compreender o processo formativo e sua importância na transformação da prática educativa, tendo em vista a qualidade de ensino. A análise de dados apresenta uma interpretação contextualizada na argumentação das entrevistadas. Finalmente, nas considerações finais, à luz das teorias e das experiências por nós vivenciadas como pesquisadora, entendemos que a perspectiva dos sujeitos do processo formativo é essencial para uma prática educativa transformadora e criativa.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3083067490282532por
dc.contributor.advisor1Sanchez, Petra Sanchezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8981709844306799por
dc.contributor.referee1Rizolli, Marcospt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee2Garrido, Elsapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3473089496533226por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4286/Roseli%20Aparecida%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1940/3/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docx
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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