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Tipo do documento: Dissertação
Título: Digitalização de obras de arte: da reprodução à visualização
Autor: Araujo, Fernanda Maria Oliveira
Primeiro orientador: Almeida, Jane Mary Pereira de
Primeiro membro da banca: Ambrogi, Ingrid Hötte
Segundo membro da banca: Marins, Paulo Cézar Garcez
Resumo: Esta dissertação propõe uma reflexão sobre a digitalização de acervos de obras de artes visuais, entendidos como coleções de objetos tradicionais da arte tais como pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. A trajetória de digitalização desde a decisão da reprodução da obra de arte em um objeto digital à visualização dele em um ambiente virtual como a internet. Ao longo dos estudos observa-se que a digitalização de um acervo, independente de sua natureza, é mais que um processo técnico de conversão digital pois representa um processo estruturado e estratégico que impacta sistemicamente, funcionalmente e organizacionalmente a instituição que decide aderir às tecnologias digitais, ou seja, a digitalização de obras de artes visuais extrapola as questões inerentes à digitalização de documentos textuais praticados em bibliotecas, os objetos visuais (as obras de arte) com seus potenciais estéticos, devem ser pensados a partir de processos de reprodução e de visualização que considerem estes elementos, como através de interfaces esteticamente elaboradas que envolvam os usuários. Constata-se, ao final, que a transposição do papel da instituição museológica de cuidadora do patrimônio cultural da sociedade na qual está inserida para o de canal de democratização da informação e difusão do conhecimento mostra-se uma realidade, um caminho sem volta.
Abstract: This dissertation proposes an analysis on the digitalization of visual artworks collections, understood as collections of traditional art s objects such as paintings, sculptures, prints and drawings starting from the decision to reproduce this artwork in a digital object up to the final view on virtual environment as the internet. During the studies it is observed that a collection digitalization, regardless of its nature, is more than an ordinary digital conversion, requiring an structured process that impacts systemically, functionally and organizationally all levels of the institution that decides to adhere to digital technologies. Therefore, the artworks collections digitalization goes beyond the issues inherent to scan text documents widespread in libraries. The visual objects (artworks) with its aesthetic contextualization must be subject to reproduction and digitalization processes that consider its intrinsic elements and oriented interfaces to promote users experience. Eventually, the transposition of the museum institutions responsibility as cultural heritage curators of society to a relevant channel for the democratization of information and knowledge diffusion proves to be a reality, a new path with no return.
Palavras-chave: digitalização de acervos;  imagens digitais;  coleções digitais;  digitization;  digital images;  digital collections
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: ARAUJO, Fernanda Maria Oliveira. Digitalização de obras de arte: da reprodução à visualização. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1939
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13629
Data de defesa: 22-Jun-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1939/1/Fernanda%20Maria%20Oliveira%20Araujo.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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