Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13627
Tipo do documento: Dissertação
Título: O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental
Autor: Ribeiro, Gabriela Dávila
Primeiro orientador: Sanchez, Petra Sanchez
Primeiro membro da banca: Giora, Regina Célia Faria Amaro
Segundo membro da banca: Labinas, Adriana Mascarette
Resumo: A presente dissertação descreve e analisa o programa do projeto natureza & Criança: aprendendo com animais e plantas , desenvolvido pela universidade de Taubaté, visando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências para as crianças das séries iniciais do ensino fundamental e formação de Estagiários de graduação das áreas de biociências (agronomia, biologia e Pedagogia) que participaram do projeto. Utilizando-se da metodologia de natureza Qualitativa do tipo exploratória, efetuaram-se entrevistas a partir da aplicação de questionários com as coordenadoras idealizadoras do projeto, como também com os estagiários bolsistas e voluntários que participaram do projeto nos anos de 2007 e 2008. Os dados obtidos foram tratados e discutidos utilizando-se do método de Bardin. A análise das respostas dos questionários possibilitou uma discussão sobre as percepções dos sujeitos da pesquisa, sobre a conscientização das mesmas na Temática ambiental. A pesquisa, demonstrou resultados satisfatórios com relação a efetividade das ações e atividades desenvolvidas pelo projeto, indicando que os temas e estratégias utilizados contribuíram para a construção de conhecimentos de educação ambiental e entomologia na formação dos graduandos e para os alunos do ensino fundamental.
Abstract: This research describes and analyses the program of projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas (nature & child project: learning with animals and plants), developed by Universidade de Taubate, aiming contribute to the process of teaching and learning in the sciences fields for children from elementary school and to the formation of biosciences (agronomy, biology and pedagogy) undergraduation trainees that participated on the project. Using an exploratory qualitative nature methodology, interviews were made from the application of questionnaires with the project coordinators, as well as scholars and voluntary trainees that participated on it in 2007 and 2008. The data obtained were treated and discussed from the Bardin s method. The analysis of questionnaires answers enabled a discussion about the perceptions of research individuals, as well as awareness of environmental issues form them. The research demonstrates satisfactory results related to effectiveness of actions and activities developed by project, indicating that the used subjects and strategies contributed to the construction of knowledge on environmental education and entomology on the formation of undergraduation and elementary school students.
Palavras-chave: educação ambiental;  ensino fundamental;  entomologia;  formação de estagiários;  ciências ambientais;  environmental education;  elementary school;  entomology;  trainees formation;  environmental science
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: RIBEIRO, Gabriela Dávila. O projeto natureza & criança: aprendendo com animais e plantas como proposta de ações de educação ambiental na formação de estagiários da área de Biociências e alunos do ensino fundamental. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1937
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13627
Data de defesa: 21-Ago-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1937/1/Gabriela%20Davila%20Ribeiro.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.