Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13624
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ludicidade e patrimônio cultural: jogo de percurso com foco na aldeia de Carapicuíba/SP
Autor: Felix, Ana Carolina Moliterno Furtado
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Stori, Norberto
Segundo membro da banca: Christov, Luiza Helena da Silva
Resumo: Fundamentando-se nas questões sobre a mediação cultural, o jogo e a busca da construção de conhecimento sobre arte e patrimônio, como também no percurso e experiência como professora de arte, a presente pesquisa ampliou reflexões sobre a ludicidade na aula de arte, conectada com o patrimônio cultural. o trabalho apresenta uma pesquisa sobre jogo de percurso na escola e em instituições culturais e desenvolve um jogo tendo a aldeia de carapicuíba como foco. o jogo em suas versões foi transformado também com a participação dos alunos do ensino fundamental ii da escola estadual prof. manoel da conceição santos, no município de carapicuíba. a pesquisa revelou como o jogo, o lúdico e o patrimônio cultural podem mediar conteúdos nas aulas de arte e como os alunos interagiram com o jogo especialmente criado, vivenciando-o como instrumento de conhecimento interdisciplinar.
Abstract: Building upon the issues on cultural mediation, the game and the pursuit of building knowledge about art and heritage, as well as on the course and experience as a teacher of art, this research expanded reflections on the playfulness in art class, connected with cultural heritage. the paper presents a survey of board game at school and at cultural institutions and develops a game with the carapicuíba village focused. the game in its versions has also been transformed with the participation of elementary school students ii state school prof. manoel da conceição santos, in the municipality of carapicuíba. the survey revealed as the game, the playful and cultural heritage can mediate content in art classes and how students interacted with the specially crafted game, experiencing it as an interdisciplinary instrument of knowledge.
Palavras-chave: arte;  ludicidade;  mediação cultural;  patrimônio cultural;  educação;  art;  playfulness;  cultural mediation;  cultural heritage;  education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: FELIX, Ana Carolina Moliterno Furtado. Ludicidade e patrimônio cultural: jogo de percurso com foco na aldeia de Carapicuíba/SP. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1934
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13624
Data de defesa: 17-Jun-2015
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1934/1/Ana%20Carolina%20Moliterno%20Furtado%20Felix.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.