Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13613
Tipo do documento: Dissertação
Título: O que acontece com a pesquisa quando a arte toma a frente?: potencialidades da pesquisa baseada em arte
Título(s) alternativo(s): What happens to the research when arts takes the lead?: potentialities of Arts-based research
Autor: Magave, Jade Pena
Primeiro orientador: Martins, Mirian Celeste Ferreira Dias
Primeiro membro da banca: Rizolli, Marcos
Segundo membro da banca: Christov, Luiza Helena da Silva
Resumo: Qual o papel da arte dentro da Academia? Como a arte pode ser mais do que um objeto contemplativo para se tornar uma base ativa de pesquisa? Perguntas como essas, que questionam o potencial da arte enquanto forma de conhecimento, norteiam este trabalho que busca na Pesquisa Baseada em Arte um meio de repensar o papel da arte na pesquisa acadêmica e, de uma forma mais geral, busca aprofundar o entendimento da arte como forma de pensamento. Assim, essa pesquisa se dirige a questões quanto à relação entre arte e conhecimento e para isso explora a Pesquisa Baseada em Arte tomando por base os escritos de Elliot Eisner e Tom Barone (2012), Joaquin Roldán e Ricardo Marín Viadel (2012). A Pesquisa Baseada em Arte é também analisada em um estudo de caso: seis trabalhos apresentados na 1st Conference on Arts- Based and Artistic Research realizada em Barcelona em 2012. No decorrer do trabalho são apresentadas narrativas visuais e verbais ampliando a reflexão e análise das potencialidades do uso da arte na pesquisa ressaltando a importância dos processos de criação no processo de construção de conhecimento em uma pesquisa acadêmica.
Abstract: What is the role of art within the Academy? How can art be conceived as something beyond a contemplative object and become an active base for research? Such questions, which inquire about the potential of art as a way of knowledge, will give the guide lines to this work on Arts-Based Research, allowing us to rethink the role of art in the academic research and, more generally, aiming for a deeper understanding of art as a way of thought. With that in mind, this research addresses questions regarding the relation between art and knowledge and for that it explores the Arts-Based Research field based on the writings of Elliot Eisner and Tom Barone (2012); Joaquin Roldan and Ricardo Marin Viadel (2012). The Arts-Based Research is also analyzed in a case study: six papers presented during the 1st Conference on Arts-based Research and Artistic Research held in Barcelona in 2012. Furthermore, this work includes some visual and verbal narratives, expanding the reflection and analysis of the potential use of art in research, as well as emphasizing the importance of creation processes in the construction of knowledge in academic research.
Palavras-chave: arte;  construção de conhecimento;  pesquisa baseada em arte;  art;  knowledge building;  Arts-based research
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: MAGAVE, Jade Pena. What happens to the research when arts takes the lead?: potentialities of Arts-based research. 2014. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1923
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13613
Data de defesa: 1-Dez-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1923/1/Jade%20Pena%20Magave.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.