Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAfonso, Diogo Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-15T19:42:49Z-
dc.date.accessioned2016-07-19T23:06:17Z-
dc.date.available2014-10-21pt_BR
dc.date.available2016-07-19T23:06:17Z-
dc.date.issued2014-08-15pt_BR
dc.identifier.citationAFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1913-
dc.identifier.urihttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13603-
dc.description.abstractThis was, and still is, a major means of communication in human history, gaining utmost importance with the advent of innovative technologies and media, which has become, gradually, in the everyday essentials of contemporary man. The need for visual literacy, which is expressed in several references, such as image reading and critical understanding of visual culture. This work will look at the photographic image as an important element in the development of visual literacy, aesthetic knowledge and the ability to read and interpret pictorial signs, taking as a starting point for art education. So this paper proposes a strategy based on visual syntax reading, analyzing basic elements such as point, line, shape, color, light and shadow, perspective separately, for a broader understanding and reading of images while a possible visual literacy.eng
dc.description.sponsorshipInstituto Presbiteriano Mackenziept_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Presbiteriana Mackenziepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectfotografiapor
dc.subjecteducação do olharpor
dc.subjectsintaxe visualpor
dc.subjectcultura visualpor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjectphotographyeng
dc.subjectsyntax visualeng
dc.subjectvisual cultureeng
dc.subjectinterdisciplinary educationeng
dc.titleA fotografia como instrumento de educação visualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.departmentEducação, Arte e Históriapor
dc.publisher.programEducação, Arte e História da Culturapor
dc.publisher.initialsUPMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIApor
dc.description.resumoA imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7747203363214241por
dc.contributor.advisor1Rizolli, Marcospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4808339542698874por
dc.contributor.referee1Mello, Regina Lara Silveirapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0439114372762829por
dc.contributor.referee2Almeida Junior, João Baptista dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5318059095732281por
dc.thumbnail.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4182/Diogo%20Rodrigues%20Afonso.pdf.jpg*
dc.bitstream.urlhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1913/1/Diogo%20Rodrigues%20Afonso.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.