Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13603
Tipo do documento: Dissertação
Título: A fotografia como instrumento de educação visual
Autor: Afonso, Diogo Rodrigues
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Mello, Regina Lara Silveira
Segundo membro da banca: Almeida Junior, João Baptista de
Resumo: A imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual.
Abstract: This was, and still is, a major means of communication in human history, gaining utmost importance with the advent of innovative technologies and media, which has become, gradually, in the everyday essentials of contemporary man. The need for visual literacy, which is expressed in several references, such as image reading and critical understanding of visual culture. This work will look at the photographic image as an important element in the development of visual literacy, aesthetic knowledge and the ability to read and interpret pictorial signs, taking as a starting point for art education. So this paper proposes a strategy based on visual syntax reading, analyzing basic elements such as point, line, shape, color, light and shadow, perspective separately, for a broader understanding and reading of images while a possible visual literacy.
Palavras-chave: fotografia;  educação do olhar;  sintaxe visual;  cultura visual;  interdisciplinaridade;  photography;  syntax visual;  visual culture;  interdisciplinary education
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: AFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1913
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13603
Data de defesa: 15-Ago-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1913/1/Diogo%20Rodrigues%20Afonso.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.