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Tipo do documento: Dissertação
Título: Game Linguagem: um estudo sobre sintaxe e novas mídias
Autor: Santos, Bruno Carvalho dos
Primeiro orientador: Rizolli, Marcos
Primeiro membro da banca: Pacheco, Beatriz de Almeida
Segundo membro da banca: Branco, Marsal Avila Alves
Resumo: A presente pesquisa faz um estudo sobre estruturas dos códigos nos jogos digitais, apresentadas aqui como sintaxes de uma Game Linguagem. Assim, este trabalho divide-se em três momentos que inicia-se com o conceito de jogo sendo contextualizado de forma contemporânea na cultura digital e caracterizando-o em duas instâncias: objeto e atividade. Em seguida, para apresentar as características estruturas de um jogo digital é feita uma breve apresentação de World of Warcraft, objeto de estudo que servirá de referência durante as etapas de analise dos elementos básicos que compõem um jogo encontrados nos conceitos de game design. Dessa forma, uma reorganização triádica em dimensões sintáticas é proposta para acomodar os elementos baseados nas tecnologias utilizadas de maneira flexível e mantendo sempre a característica de jogo. Por fim, um estudo sobre o conceito de linguagem aplicado aos jogos digitais é apresentado com a intenção de indicar o início de um caminho do estudo dos games como linguagem. Esta pesquisa reserva-se a apontar estruturas organizadas dos códigos contidos nos jogos digitais, chamadas aqui de sintaxes da Game Linguagem.
Abstract: This research is a study on structures of the codes in digital games, presented here as syntax of a Game Language. This work is divided into three phases that begins with the concept of game being contextualized in a contemporary form in digital culture and characterizing it in two instances: object and activity. Then to present the structures features a digital game is a brief presentation of World of Warcraft, object of study that will serve as a reference during the stages of analysis of the basic elements that make up a game found in the concepts of game design. Thus, a triadic reorganization syntactic dimensions is proposed to accommodate the elements based on the technologies utilized flexibly and always keeping the characteristic of game. Finally, a study on the concept of language applied to digital games is presented with the intention to indicate the beginning of a path of the study of games as language. This research reserves pointing organized structures of the codes contained in the digital games, called here the syntax of the Game Language.
Palavras-chave: jogos;  novas mídias;  linguagem;  games;  new media;  language
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: SANTOS, Bruno Carvalho dos. Game Linguagem: um estudo sobre sintaxe e novas mídias. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1912
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13602
Data de defesa: 8-Ago-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1912/1/Bruno%20Carvalho%20dos%20Santos.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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