Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13600
Tipo do documento: Dissertação
Título: "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
Autor: André, Waldirene
Primeiro orientador: Almeida, Jane Mary Pereira de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Segundo membro da banca: Azevedo, Wilton Luiz de
Resumo: Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.
Abstract: Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation.
Palavras-chave: fotografia;  simulacro;  realidade;  visualidade;  visibilidade;  arte contemporânea;  photography;  Simulacro;  reality;  visuality;  visibility;  contemporary art
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1910
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13600
Data de defesa: 5-Mar-2007
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1910/1/Waldirene%20Andre.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.