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Tipo do documento: Dissertação
Título: Redes sociais "virtuais": o Facebook na Sociedade do espetáculo
Autor: Goldberg, Leonardo Andre Elwing
Primeiro orientador: Azevedo, Wilton Luiz de
Primeiro membro da banca: Tiburi, Marcia Angelita
Segundo membro da banca: Reis, Margareth de Mello Ferreira dos
Resumo: A presente dissertação se propõe articular a ideia de redes sociais e sites de relacionamentos virtuais, mais especificamente o facebook, ao conceito de Sociedade do Espetáculo de Guy Debord. Dentro dessa proposta, o texto e o filme homônimos, Sociedade do Espetáculo , são revisitados e trabalhados junto aos autores como Marx, Vargas Llosa, Khel, Azevedo e Bauman. Examinou-se a influência marxista em Debord, a ideia diferenciada de espetáculo concebida por Vargas Llosa e o estudo de Khel dos realities shows e da televisão norteados por Debord. Além disso, destacamos Azevedo e a questão da linguagem e suas transformações, e Bauman que deflagra a ideia de vigilância e reconhecimento nas redes sociais. O recorte do trabalho visou à compreensão dos relacionamentos pessoais nos sites de relacionamentos virtuais, então se passou por Hegel, Freud e Lacan para pensar a concepção debordiana de Desejo. Ademais, dentro desse panorama, construiu-se uma tessitura para uma melhor compreensão da conjuntura atual da internet e da sociedade sob o prisma do espetáculo para Debord e do site facebook, e finda em uma elaboração sobre a ressignificação dos relacionamentos pessoais e da sociedade a partir do dispositivo facebook. Concluiu-se que os sites de relacionamentos virtuais atendem à demanda, de forma aperfeiçoada, da Sociedade do Espetáculo, transformando os relacionamentos pessoais.
Abstract: The aim of this dissertation is to link the social networking sites, more specifically the facebook to Society of Spectacle concepto of Guy Debord. In this proposal the homonyms text and movie Society of Spectacle have been revisited by authors like Marx, Vargas Llosa, Khel, Azevedo and Bauman. The Debord marxismo theory influences as well as the different idea os spectacle concept by Vargas Llosa and the Khel studies about TV realities shows, guided by him, were examined. Furthermore, we emphasize Azevedo language issues and their changes as well as Bauman ideas about the surveillance and recognition in networking. This work wants to understand relationships in the website, passing for Hegel, Freud and Lacan experiences in order to achieve a debordian Desire concept. Besides of this, we are attempting to reach better knowledge of current situation of internet and society from the Debord pespective of Spectacle also to re-signify relationships and society from facebook device.
Palavras-chave: sites de relacionamento virtual;  Facebook;  Sociedade do espetáculo;  Society of spectacle;  Facebook;  relationships in the website
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: GOLDBERG, Leonardo Andre Elwing. Redes sociais "virtuais": o Facebook na Sociedade do espetáculo. 2014. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1906
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13597
Data de defesa: 18-Jun-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1906/1/Leonardo%20Andre%20Elwing%20Goldberg.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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