Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13596
Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualidade de ensino-aprendizagem nas salas multisseriadas na educação do campo capixaba
Autor: Pimentel, Fabricia Alves da Silva
Primeiro orientador: Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
Primeiro membro da banca: Caldas, Roseli Fernandes Lins
Segundo membro da banca: Bazon, Fernanda Vilhena Mafra
Resumo: As demandas e especificidades das escolas multisseriadas do campo capixaba são muito diversas (quilombolas, pescadores, ribeirinhos, indígenas, pequenos agricultores e grandes latifúndios), contudo suas características não são consideradas ao serem elaborados os currículos e pensadas as metodologias de ensino. Este estudo buscou identificar características de propostas de ensino que melhor de adequasse as demandas do processo de ensino nas escolas multisseriadas do campo. Para isto foram usados as referencias de estudiosos que reetiram sobre a educação popular em especial sobre as escolas do campo como Paulo Freire, Miguel Arroyo e outros, bem como instituições como a RACEFFAES que trabalham com formação de professores na Pedagogia da Alternância e a Teoria da Apredizagem Significativa de Ausubel (1963) segundo a interpretação de Moreira e Masini (1982) e Masini e Moreira (2008). Os dados levantados e analisados na pesquisa apontaram para a conclusão que as crianças protagonizam o seu conhecimento quando estão matriculadas em escolas onde um currículo desenvolvido é elaborado especificamente para comunidades camponesas e as práticas de ensino promovem a participação ativa dos estudantes considerando os conhecimentos prévios como ponto de partida para construção de novos conhecimentos, isto é um ensino que possibilite a aprendizagem significativa para as crianças.
Abstract: The demands and characteristics of the field capixaba multigrade schools are very diverse (maroon, fishermen, coastal, indigenous people, small farmers and large estates), but their characteristics are not considered to be developed curricula and teaching methodologies of thought. This study sought to identify characteristics of teaching proposals that best adequasse the demands of teaching in multigrade schools field. That were used for the references of scholars who re ected on popular education in particular on rural schools as Paulo Freire, Miguel Arroyo and others, as well as institutions like RACEFFAES working with teacher training in Pedagogy of Alternation and the Theory of apprenticeship significant Ausubel (1963) according to the interpretation of Moreira e Masini (1982) and Masini e Moreira (2008). The data collected and analyzed in the research pointed to the conclusion that children star in their knowledge when they are enrolled in schools where a curriculum developed is specifically designed for rural communities and teaching practices promote the active participation of students considering the previous knowledge as a point starting to build new knowledge, this is a teaching that enables meaningful learning for children.
Palavras-chave: educação do campo;  salas multisseriadas;  práticas de ensino-aprendizagem;  education field;  multi-year classes;  practices of teaching and learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: PIMENTEL, Fabricia Alves da Silva. Qualidade de ensino-aprendizagem nas salas multisseriadas na educação do campo capixaba. 2014. 293 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1905
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13596
Data de defesa: 30-Mai-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1905/1/Fabricia%20Alves%20da%20Silva%20Pimentel.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.