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Tipo do documento: Dissertação
Título: Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?
Autor: Campos, Débora Caramaschi de
Primeiro orientador: Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
Primeiro membro da banca: Grinfeld, Fanny Feigenson
Segundo membro da banca: Cunha, Kathia Castilho
Resumo: O presente estudo, intitulado cultura de moda: roupa e história, um meio sensível. um processo criativo, uma produção estética?, investiga uma prática educacional e possíveis assimetrias e impermanências do sujeito contemporâneo, aluno de graduação de Moda, através da produção de conhecimento em história da moda ao realizar uma atividade pedagógica denominada caderno de memórias , como um dispositivo (Foucault), experiência de abertura (Heidegger) e fruição artística. A pesquisa discute o trabalho do criador Yohji Yamamoto e sua identidade como designer de moda frente às artes plásticas. Usa do método fenomenológico-existencial, narrativas históricas, contato intersubjetivo e observação. Reflete o indivíduo criador / autor e leitor / desvelador frente aos contornos da modernidade em face da contemporaneidade. Utiliza como procedimento de análise a micro-história, dado seu caráter analítico e minucioso ao estabelecer um olhar mais amplo sobre a história cultural. E, com o intuito de interdisciplinaridade, apresenta criação e gestos inacabados de estudantes e suas singularidades, subjetividades, estórias e heranças vestimentares.
Abstract: The present work, named Fashion Culture: Clothes and History, a sensitive way. A creative process, an aesthetic production?, investigates an educational practice and possible asymmetries and impermanences of the contemporary subject, the Fashion graduation student, by means of fashion history knowledge production and using a pedagogic activity named memory book , as a dispositive (Foucault), a poetic experience of thought (Heidegger) and also the artistic fruition. This research discusses Yohji Yamamoto s work as well as his identity as a fashion designer in relation to the visual arts. The phenomenological-existential method is also used, as well as historical narratives, intersubjective contact and observation. It reflects the individual creator/author and reader/discoverer towards modernity and contemporaneity. I also make use of micro-history as an analyses tool considering its analytical and detailed character by establishing a wider view over the cultural history. And, with the intent of interdisciplinarity, this research introduces unfinished creation and movements from the students and their singularities, histories, and dressing inheritances.
Palavras-chave: história da cultura;  moda;  arte;  contemporaneidade;  interdisciplinaridade;  cultural history;  fashion;  art;  contemporaneity;  interdisciplinarity
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sigla da instituição: UPM
Departamento: Educação, Arte e História
Programa: Educação, Arte e História da Cultura
Citação: CAMPOS, Débora Caramaschi de. Cultura de moda: roupa e história, um meio sensível: um processo criativo, uma produção estética?. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1904
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/13595
Data de defesa: 9-Jun-2014
metadata.dc.bitstream.url: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1904/1/Debora%20Caramaschi%20de%20Campos.pdf
Aparece nas coleções:Educação, Arte e História da Cultura - Dissertação - CEFT Higienópolis

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